Objetivo é que órgão auxilie na área de projetos, nas discussões de propostas e ideias em prol da segurança da população da cidade

A Defesa Civil de Volta Redonda sediou nesta terça-feira (21) uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS). O encontro serviu para oficializar o ingresso do órgão no conselho, debater problemas dos bairros e encontrar soluções na segurança pública em conjunto. A reunião contou com a participação de representantes de associações de moradores, das polícias Militar e Civil, Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), Guarda Municipal (GMVR) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da cidade, além do secretário municipal do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), Carlos Macedo.

O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, destacou que a inclusão do órgão era um desejo antigo dos participantes do conselho, mas somente agora foi possível. Segundo Rubens, a ideia é auxiliar na área de projetos, nas discussões de propostas e ideias em prol da segurança da população de Volta Redonda.

“Integrar este conselho, com outras forças de segurança e também membros da sociedade civil e de associações de moradores, auxilia nas ações da Defesa Civil de antecipação, prevenção, preparação e resposta. Um poste sem iluminação é segurança pública, uma copa de uma árvore que apresente sombra no período noturno é segurança pública, uma encosta em risco é segurança pública, um risco de alagamento é segurança pública”, disse Rubens.

Importância do registro de ocorrência

Durante o evento, o comandante do 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar), coronel Ronaldo Martins, ressaltou que Volta Redonda é uma cidade segura, e que o prefeito Antonio Francisco Neto não mede esforços para investir e ser parceiro das forças de segurança pública – visto que o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e a Operação ‘Segurança Presente’ seguem em funcionamento no município. Com isso, já foi possível registrar uma redução drástica nos crimes de rua na cidade (furto e roubo), no entanto ressaltou a importância do registro de ocorrência na delegacia.

“É importante que as pessoas façam o registro de ocorrência. A partir deste documento conseguimos nos orientar com relação ao policiamento preventivo e repressivo, a partir do que chamamos de mancha criminal. É um norte para as forças policiais”, disse, revelando que mais viaturas já estão à disposição do 28° BPM, contribuindo ainda mais com o policiamento.

Reforço do policiamento no fim de ano

Martins revelou que a partir do mês que vem haverá um reforço no policiamento na área do 28º BPM, visando às áreas comerciais e locais de maior circulação de público em Volta Redonda.

O delegado da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), Vinícius de Mello Coutinho, aproveitou para frisar aos presidentes de associação de moradores que orientem a população a tomar cuidados para evitar os crimes patrimoniais que, segundo ele, aumentam muito nesta época do ano. Ele comentou que determinou um setor específico na 93ª DP para o delito.

“É importante que as vítimas saibam detalhes do que foi furtado/roubado; se for um celular, a cor, modelo, número do IMEI - código único que identifica o aparelho, como uma espécie de chassi nos carros. Do local onde o crime ocorreu (próximo a qual número e etc). Quando ligar, se atentar às informações primárias: qual a roupa do suspeito, a altura dele, se usava alguma arma”, exemplificou Coutinho.

O subsecretário municipal de Ordem Pública, subtenente Amauri Pego, destacou a importância da parceria entre as forças de segurança e a comunidade para melhorar a segurança pública em Volta Redonda.

“Aproximar as forças de segurança da população é essencial para aperfeiçoar o atendimento e direcionamento das ações e demandas. As forças de segurança são proativas, então diuturnamente estamos trabalhando para que os crimes não ocorram, mas não há sucesso na segurança pública sem a participação efetiva da população. Como já foi dito hoje por muitos, Volta Redonda é uma cidade muito segura, mas precisamos manter essa sensação de segurança”, disse Amauri.

Foto: Divulgação/Semop-PMVR