Número de policiais dobrará nos centros comerciais e de maior concentração de pessoas, com viatura exclusiva para realizar o patrulhamento

O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, participou de uma reunião nesta quinta-feira (30) na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Volta Redonda com representantes das forças de segurança e de entidades do setor do Comércio da cidade. O encontro apresentou a “Operação Papai Noel”, planejamento de segurança que será adotado no município visando o período de Natal.

O patrulhamento será reforçado, dobrando o número de policiais nas áreas comerciais e de maior concentração de pessoas: Santo Agostinho, Água Limpa, São Luiz e 249, além do Centro, Aterrado, Vila Santa Cecília e Retiro. A Polícia Militar vai contar com uma viatura exclusiva para rodar os centros comerciais e a Guarda Municipal vai intensificar as rondas, somando-se ao uso das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

O secretário de Ordem Pública reforçou que o planejamento da pasta já está sendo adotado e foi traçado com base em informações colhidas junto ao comércio, além de dados estatísticos que ajudaram a definir as ações durante esse período. Ele acrescentou que a partir do próximo dia 11 haverá um reforço do policiamento em toda a cidade.

“Teremos um incremento nesse serviço de patrulhamento, com mais pontos de monitoramento e mais efetivo nas ruas, dobrando assim a fiscalização para garantir um final de ano tranquilo para quem trabalha e quem vai às compras”, garantiu Luiz Henrique.

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Volta Redonda (28º BPM), Ronaldo Martins, o objetivo é dar segurança no ir e vir da população nesse período de maior movimento nas ruas. “Este ano teremos um serviço novo, com uma viatura exclusiva para rodar os centros comerciais, aumentando essa segurança tanto para o consumidor quanto para o comerciante. Esse serviço vai começar agora, mas será permanente”, comentou.

Cidade monitorada e mais segura

O presidente da CDL-VR, Leonardo Almeida, disse que os consumidores poderão circular com mais segurança para realizar suas compras de fim de ano. “Ficamos felizes de ver como a cidade vem sendo bem monitorada, e esse reforço vai trazer uma maior sensação de segurança tanto para os lojistas quanto para os consumidores. É fundamental que, em caso de alguma ocorrência, seja feito o registro para ajudar na definição das estratégias com base na mancha criminal”, comentou Leonardo.

Já o presidente do Sicomércio-VR (Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda), Levi Freitas, destacou a importância do policiamento ostensivo. “É muito bom ver essa preocupação dos órgãos de Segurança Pública porque, com as lojas funcionando até mais tarde, essa ronda ajuda a inibir ações de criminosos, promovendo uma sensação maior de segurança. A cidade ser monitorada também ajuda a mantê-la mais segura, atraindo consumidores de outros municípios”, disse.

O presidente da Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), Maicon Abrantes, falou sobre a operação. “Ficamos felizes com os índices de criminalidade sendo reduzidos na nossa cidade, e, com o movimento maior de fim de ano, vamos nos sentir mais seguros com os diversos serviços que o município tem e a Polícia Militar também, que caminham juntos no combate à violência. Com certeza vamos ter um dos finais de ano mais seguros da história da nossa cidade”, acrescentou.

Foto: Jean Alves/Semop