Secretaria Municipal de Ordem Pública oferece curso gratuito de pilotagem para condutores habilitados e combate atos irresponsáveis com fiscalizações

Acidentes de trânsito são graves problemas de saúde pública no país, especialmente os envolvendo motociclistas. Isso porque além do alto risco de morte, as vítimas costumam ter sequelas causadas pelos traumas do acidente, tirando-os precocemente do mercado de trabalho, por exemplo. Para combater esses acidentes, principalmente os que poderiam ser evitados, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vem realizando fiscalizações de trânsito e oferecendo curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados da cidade. As aulas serão retomadas nesta segunda-feira (15).

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, lembrou que nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19, o número de motos cresceu, devido a questões socioeconômicas e de mobilidade urbana, o que exige maior atenção das autoridades.

A Ordem Pública de Volta Redonda, através da Guarda Municipal (GMVR), vem realizando fiscalizações que têm como alvo os condutores sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e as motocicletas sem equipamentos obrigatórios de segurança. O objetivo é combater atos irresponsáveis e garantir a segurança de todos no trânsito.

“Nas regras de trânsito, os veículos maiores têm sempre que proteger o menor, e o motociclista é mais vulnerável. Infelizmente hoje os condutores de motocicleta têm se envolvido em acidentes, muitos lamentavelmente graves e até fatais. Dirigir é um compromisso com a sua vida e com a vida do outro, então a pessoa que conduz um veículo precisa ser habilitada, é lei. Acreditamos que a educação é o caminho para a diminuição do número de acidentes. Por isso, além do combate às irregularidades, o Poder Público oferece desde o ano passado um curso gratuito para motociclistas habilitados com o piloto profissional e multicampeão Helder Shad. Queremos evitar acidentes e salvar vidas. O foco é a segurança”, destacou o secretário.

Capacitação para motociclistas

No curso de pilotagem os alunos aprendem técnicas que ajudam a prevenir acidentes, além de noções de educação no trânsito. A capacitação conta com conteúdo teórico e prático e é ministrada pela escola do multicampeão e piloto profissional Helder Shad. A capacitação ocorre às segundas-feiras, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube. A parte teórica conta com a participação do corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha.

Ao todo são oito horas de aula. Entre os assuntos abordados estão o uso correto dos freios em pista reta ou curva, aceleração, posicionamento correto da motocicleta, uso do equipamento de segurança, manutenção preventiva do veículo, entre outras técnicas.

De acordo com o piloto e professor do curso, Helder Shad, a maior procura pela capacitação tem sido a de motociclistas acima de 30 anos de idade.

“Tem pessoas, por exemplo, que nos procuram porque querem fazer uma viagem mais segura com a sua motocicleta e lá encontraram esse suporte. No curso, ensinamos situações básicas como frear. Os alunos aprendem a frear a motocicleta da maneira correta, e isso ajuda a evitar um acidente. Às vezes a pessoa tem uma certa dificuldade quando tem um garupa, então ela pode levar o garupa dela para fazer o curso junto. É tudo visando a segurança no trânsito”, disse Shad, informando que todos os participantes recebem um certificado de reconhecimento internacional.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na Semop, que fica na Ilha São João, ou pelo telefone (24) 3340-2290. Nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Os interessados precisam ter CNH e possuir moto de qualquer categoria, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.

Fotos de arquivo – Semop/PMVR.