Homem era conhecido por comerciantes por já ter cometido o mesmo crime anteriormente; agentes foram avisados via WhatsApp

Policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), em conjunto com a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), prenderam um homem de 28 anos suspeito de furto, no bairro Aterrado. Ele foi detido após comerciantes avisarem agentes do Sistema Integrado de Segurança, através de um grupo de WhatsApp criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O caso aconteceu nessa quarta-feira (31/1).

O suspeito, que era conhecido por comerciantes locais por já ter cometido furtos anteriormente, estava em uma loja do bairro Aterrado com uma sacola plástica tentando praticar novos furtos. Ao perceber que estava sendo observado pelo gerente do estabelecimento comercial, o homem deixou o local e entrou em um carro de aplicativo. Os agentes do Sistema Integrado de Segurança então fizeram a abordagem ao veículo e encontraram com ele: três caixas de bombom, quatro latas de energético, uma garrafa térmica e materiais de perfumaria (sabonetes, dois perfumes e um desodorante).

Ao ser questionado pelos agentes sobre a origem dos produtos, o homem contou que os havia furtado de um supermercado na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e de uma farmácia no bairro Nove de Abril, em Barra Mansa. Ele então recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia da Polícia Civil (93ª DP). Em seguida, os agentes foram até o supermercado citado pelo suspeito e confirmaram com o gerente de que ele havia praticado o furto naquele estabelecimento. Câmeras de monitoramento do supermercado flagraram o crime. O homem ficou preso em flagrante e indiciado por furto.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, celebrou mais um caso solucionado com o apoio da população e do Sistema Integrado de Segurança, mas ressaltou que o grupo de WhatsApp que favorece o policiamento de proximidade não substitui os canais de urgência e emergência - 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Municipal e o 197 da Polícia Civil.

“Já haviam registros de ocorrências sobre esse fato que, com essa prisão, pôde ser responsabilizado quem havia cometido tantos delitos e até então estava impune. Graças à participação da população, ao monitoramento da Ordem Pública, tivemos êxito. Esse é mais um exemplo claro do que a gente prega: ‘não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade’”, afirmou o secretário.

Fotos: Divulgação/Semop.