Objetivo é criar grupos de WhatsApp dedicados à segurança pública, tornando os moradores colaboradores das forças policiais

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança pública em Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) irá lançar, em breve, o projeto “Tenda de Proximidade”, que irá percorrer todos os bairros da cidade coletando dados de moradores para a criação de grupos de WhatsApp dedicados à segurança pública. A “Tenda de Proximidade da Ordem Pública” deve começar a realizar os atendimentos a partir deste mês.

Através da “Tenda de Proximidade”, funcionários da Semop irão incluir em um grupo de colaboração mútua os moradores que queiram auxiliar as forças de segurança do município. O serviço funcionará das 9h às 21h, semelhante ao que já ocorre nos bairros Aterrado e Retiro, que são atendidos pelo Sistema Integrado de Segurança, em que policiais militares e guardas municipais atuam em conjunto.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que o projeto ocorre por meio da expansão do Sistema Integrado de Segurança, que chegará a todos os bairros da cidade. Além de ampliar os canais de comunicação, a “Tenda de Proximidade” busca estreitar os laços com a sociedade.

“Os moradores serão colaboradores das forças de segurança, informando sobre crimes, movimentações suspeitas ou qualquer tipo de anormalidade que possa acontecer naquele bairro ou localidade. No entanto, é importante frisar que esse serviço não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam ativos. Estamos ampliando os canais de comunicação com a comunidade a fim de fortalecer todo o sistema de segurança pública de Volta Redonda. O principal objetivo é a prevenção dos atos ilícitos”, enfatizou o secretário.

O tenente-coronel Luiz Henrique lembrou ainda que uma série de reuniões têm sido feitas com as associações de moradores, ajustando o policiamento na cidade.

“Abordamos em todos os encontros a segurança de proximidade, a necessidade da participação da sociedade na construção de uma cidade mais segura e a importância de sempre buscarmos uma solução harmônica para os conflitos. A gente não consegue ter uma viatura em cada esquina, mas podemos ter uma pessoa de bem que conheça o bairro e que possa demandar para as forças de segurança, encurtando a distância entre o problema e a solução. Não há sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. A colaboração do morador é essencial para tornar a nossa cidade mais segura e melhor para todos”, finalizou o secretário.

Fotos: Arquivo/Semop