Em fuga, o suspeito acabou colidindo com uma motocicleta e fugiu a pé, onde foi capturado na Avenida Amaral Peixoto, no Centro

Câmeras da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) mais uma vez auxiliaram na resolução de um crime em Volta Redonda. Na tarde desta segunda-feira (4), um homem de 46 anos suspeito de roubar um carro foi preso depois de uma perseguição policial na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. O suspeito tentou escapar a pé, mas foi perseguido e preso na Avenida Amaral Peixoto, também no Centro. Ele foi detido em flagrante aproximadamente 30 minutos depois do crime.

Por volta das 15h, o homem, aparentemente armado, abordou uma mulher que estava acompanhada dos filhos e levou o carro dela, um Chevrolet Prisma vermelho, próximo ao Jardim dos Inocentes, na Vila Santa Cecília. As forças de segurança foram avisadas e a placa do veículo foi imediatamente incluída no sistema de monitoramento da Ordem Pública. Em seguida, o suspeito foi visto tentando realizar novas abordagens no bairro São João. Moradores avisaram as forças policiais sobre a movimentação estranha em um grupo de WhatsApp criado pela Semop.

Em seguida, as câmeras de leitura de placas, as OCRs (Optical Character Recognition; Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português), detectaram a movimentação do veículo, orientando os policiais que efetuaram o cerco. Em fuga, o suspeito acabou colidindo com uma motocicleta e fugiu a pé, onde foi capturado, por volta das 15h30, por policiais militares e agentes da Operação Segurança Presente na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. O homem foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil (93ª DP).

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, celebrou mais um resultado positivo que contou com a participação popular, a expertise dos policiais e agentes do Ciosp (Centro Integrado de Segurança Pública) e o auxílio da tecnologia.

“A gente trabalha para que o crime não ocorra, mas se eles acontecerem, trabalhamos mais ainda para que não se tenha a certeza da impunidade. Se não houvesse o grupo com a participação popular e as OCRs esta ocorrência poderia não ter tido esse mesmo desfecho. Parabenizo tanto os operadores do Ciosp quanto as equipes que estão nas ruas pela rapidez e prontidão em mais uma ocorrência. Sem dúvidas, hoje somos um modelo em segurança pública para todo o estado”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Semop