Atendimento será ampliado com futuro espaço construído em um terreno da prefeitura, localizado no Jardim Paraíba, ao lado do Centro de Alzheimer Synval Santos

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) contará com uma nova sede em Volta Redonda. A Pasta, que promove atividades em benefício de surdos, autistas, cegos e outras pessoas com deficiência, ficará em um novo prédio de dois andares que será construído no Jardim Paraíba – ao lado do Centro de Alzheimer Synval Santos.

Atualmente a SMPD funciona em um imóvel alugado, localizado na Rua 17 de Julho, nº 20, no bairro Aterrado. No futuro espaço, construído em um terreno de 601,00 m² da prefeitura, o atendimento será ampliado. Haverá uma sala com foco no atendimento a pessoas com autismo; sala multissensorial, ambiente equipado que estimula os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar); auditório; cozinha; sala de aula para a realização de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais); espaços para terapia, audiovisual e biblioteca em braile.

Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, o novo espaço irá proporcionar um atendimento mais completo aos assistidos pela Pasta. “Nós podemos contar com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, tudo para poder oferecer um melhor atendimento às pessoas com deficiência de Volta Redonda. O assistente social, por exemplo, vai orientar sobre os direitos aos quais eles têm. Queremos contar com uma pedagoga para trabalhar e beneficiar os autistas, podendo acompanhar a evolução dessas crianças também. Contaremos com um auditório onde serão possíveis as nossas formaturas dos cursos de Libras ou do “Diploma Cidadão”. Então são inúmeros ganhos”, disse Uchôa, agradecendo ao prefeito Antonio Francisco Neto.

“Todo o Brasil ainda tem muito que avançar na questão da inclusão de pessoas com deficiência. Em Volta Redonda não é diferente, mas estamos caminhando a passos largos e trabalho muito para ter uma cidade mais acessível. Estamos avançando e com esta sede própria eu não tenho dúvidas que vamos avançar ainda mais”, destacou Neto.

Fotos: Reprodução/PMVR