Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência completa dois anos com ações que já beneficiam autistas, surdos, deficientes visuais, cadeirantes e outros PCD’s

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira, dia 21, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Volta Redonda está completando dois anos de existência. Nesse tempo, a Pasta vem realizando diversas ações que tornam Volta Redonda uma cidade cada vez mais inclusiva, beneficiando autistas, surdos, deficientes visuais, cadeirantes e outros PCD’s (Pessoas com Deficiência).

Entre os projetos de destaque realizados pela SMPD está o Diploma Cidadão, promovido junto ao Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) e que já está dando a oportunidade para que mais de 60 pessoas com deficiência estudem, de forma gratuita, no curso superior de Administração de Empresas.

Paralelo à formação, o secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, ressalta que também está investindo na inserção dos PCD’s no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas privadas da cidade.

“Um exemplo é o contrato firmado com o CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial), que intermediou a contratação de cerca de 60 pessoas portadoras de deficiência para trabalharem na Seção de Documentação e Arquivo da prefeitura. Também firmamos uma parceria com a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) para que os alunos do Diploma Cidadão participem da seleção de estágio da empresa”, ressaltou o secretário.

Identificação

Desde sua criação a secretaria também entregou mais de 400 carteirinhas de identificação para autistas, documento que contém informações pessoais dos usuários, como a classificação do autismo, seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, tipo sanguíneo e contato dos responsáveis, além de um QR Code com a rede de atendimento e as leis sobre autismo. A SMPD distribuiu ainda cerca de 500 cordões de Girassol, que ajudam na identificação das Pessoas com Deficiência Oculta.

“Também estamos buscando ampliar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e surdas através da comunicação, com os cursos básicos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), pelo qual já formamos mais de 450 pessoas e estamos montando a nona turma; e também pela Central de Intérpretes, implantada em julho de 2022 e que já atendeu mais de mil pessoas”, pontuou Washington Uchôa.

Segurança e mobilidade

Em março deste ano foi criado um Setor de Atendimento Especializado para Pessoas com Deficiência (SAEPD) na 93ª Delegacia de Polícia (DP) Civil, no bairro Aterrado. Volta Redonda foi o primeiro município do estado do Rio a ter este espaço reservado para atender pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a inclusão, oferecendo mais acolhimento por parte do Poder Público.

Em relação à mobilidade, o projeto do Transporte Cidadão, retomado em abril de 2022, disponibiliza um micro-ônibus totalmente adaptado para auxiliar, diariamente, na locomoção das Pessoas com Deficiência para a escola, consultas, lazer e outros compromissos.

“Volta Redonda conta também com sinais sonoros em vias importantes da cidade, que contribuem para a segurança dos deficientes visuais ao atravessarem a rua”, disse Uchôa.

Lazer

A Prefeitura de Volta Redonda promoveu em julho deste ano a primeira viagem inclusiva para autistas. Cerca de 230 pessoas – entre autistas e seus responsáveis – embarcaram rumo à Caxambu-MG, ficando no Hotel Glória e desfrutando de diversas atividades de lazer e turísticas, como um passeio pelo Parque das Águas.

“Tivemos muitas conquistas em diversas áreas, que passam pela educação, mobilidade, comunicação, emprego, segurança, lazer, entre outras, que reforçam o nosso compromisso com a inclusão. A população de Volta Redonda pode ter certeza que seguiremos trabalhando, construindo uma cidade cada vez mais para todos”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Fotos: Arquivo-Secom/PMVR.