CMDCA terá atuação conjunta do Poder Público, sociedade civil e Fórum da Juventude no biênio 2025/2027
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Volta Redonda (CMDCA) deu posse, nesta segunda-feira (12), à nova diretoria-executiva e aos conselheiros que atuarão no biênio 2025/2027. A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura, no bairro Aterrado.
Com funções deliberativas, fiscalizadoras e de controle das políticas públicas voltadas à infância e adolescência, o CMDCA é composto por 22 membros: nove representantes do Poder Público municipal, nove da sociedade civil organizada e quatro do Fórum da Juventude Sul Fluminense.
Na nova composição, a presidência ficará com a conselheira Katya Aguiar de Souza; a então presidente, Paloma de Lavor Lopes, assumirá a vice-presidência; o 1º secretário será o conselheiro Ronel Leal da Fonseca; e Maria Cecília da Silva ocupará o cargo de 2ª secretária. Assim como os demais membros, eles reforçam o compromisso com a participação social na formulação e no monitoramento das ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município.
Ao assumir a presidência do Conselho, Katya Aguiar de Souza agradeceu a Paloma Lopes, sua antecessora, pela parceria iniciada em 2023, assim como às demais integrantes da antiga diretoria e à equipe do CMDCA.
“Sem essa equipe, a gente não consegue desenvolver o nosso trabalho. Assumo hoje esse desafio da presidência com muito respeito aos que vieram antes de mim, que trabalharam e atuaram com muito afinco na construção e no fortalecimento do Conselho”, disse, lembrando que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completará 35 anos em 2025.
“É muito importante que possamos refletir sobre os avanços e os desafios na proteção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes de Volta Redonda, que é uma cidade referência para muitos municípios. O nosso Conselho da Criança e do Adolescente foi pioneiro no Brasil em garantir assento aos adolescentes e, neste ano, realizamos a primeira conferência livre de saúde mental de crianças e adolescentes, que foi proposta, pensada e construída por eles”, completou Katya.
O secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, parabenizou a nova presidente e agradeceu pela parceria entre o CMDCA e a Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude) desde sua criação, no início do ano. “A Secretaria da Juventude está à disposição do Conselho e de todos os jovens aqui presentes, porque, sozinhos, não fazemos nada. Temos que estar aqui, caminhando em conjunto.”
Fotos: Adriana Cópio – Secom/PMVR.