Mais de 50 bairros recebem o serviço, executado por três cooperativas responsáveis pelo recolhimento e transporte dos materiais recicláveis

A Prefeitura de Volta Redonda retomou a coleta seletiva domiciliar em junho deste ano e já atende mais de 50 bairros do município. O serviço, porta a porta, é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h20 e de 15h30 às 22h50. O recolhimento do material reciclável é feito por três cooperativas (Folha Verde, Reciclar VR e Cidade do Aço) contratadas, que também são responsáveis por transportar e destinar os resíduos descartados pela população.

A orientação é que a população coloque o material para fora de casa no início de cada turno, já que não há horários fixos para que os caminhões passem. Não há necessidade de dispensar o material reciclável em embalagens especiais. Os catadores fazem a identificação visual no momento da coleta. O importante é que o material descartado esteja seco.

É preciso que toda população se conscientize da função socioambiental importante que as cooperativas de catadores de recicláveis desempenham no município. Elas dão destinação adequada ao material que recolhem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários, evitando que sejam descartados incorretamente e acabem até dentro dos rios.

Desta forma, os resíduos descartados podem retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou diferentes dos originais, como a maioria dos papéis, vidros e plásticos, papelão e alumínio.

Além de ajudar na preservação do meio ambiente, a coleta seletiva promove geração de renda. As três cooperativas contratadas para executar o serviço em Volta Redonda contam com cerca de 50 cooperados. Isto significa que 50 famílias terão renda mensal garantida.

Como separar o lixo doméstico

Para otimizar o trabalho das cooperativas e evitar que o reaproveitamento dos materiais seja prejudicado, é importante separar corretamente o lixo. Os resíduos domésticos são divididos em três categorias principais: orgânico, reciclável e rejeito; sendo que cada um tem um caminho e um reaproveitamento diferente.

Materiais recicláveis, que podem ser transformados em matéria-prima para utilização em um novo processo, são plástico, papel, vidro e metal, por exemplo. A orientação à população é sempre separar os resíduos secos dos molhados. Se possível, passar água para que os resíduos não fiquem grudados nas embalagens. E nunca misturar material reciclável com orgânico (restos de frutas, legumes ou verduras, cascas de ovos, restos de plantas e até de comidas, inclusive sacos de chá e borra de café com filtro), já que as cooperativas não fazem a coleta desse material.

Confira a programação atualizada

Segunda-feira

1º Turno: 7h às 14h20: Pinto da Serra, Nova São Luiz, Brasilândia, Candelária, Caieira, Cailândia, Santa Cruz I e II, Santa Rita do Zarur, Colina, Jardim  Normândia, Village Santa Helena, Jardim Provence, São Geraldo, São Sebastião, Dom Bosco e São Luiz.
2º Turno: 15h30 às 22h50: Jardim Belvedere, Village Sul 1 e 2, Samoa, Cidade Nova, Ipê Amarelo, Vivendas do Lago, Vila Mury, Limoeiro, Niterói e Jardim Primavera.

Terça-feira

1º Turno: 7h às 14h20: Minerlândia, 249, Jardim Europa, Jardim Suíça, 208, Hospital São João Batista, Jardim Amália 1, Jardim Amália 2, Rústico e Tangerinal.

2º Turno: 15h30 às 22h50: Vila Rica, Vista Verde, Tiradentes, Casa de Pedra, Siderópolis, Bela Vista, Santa Tereza, Santa Inês, Conforto, 207 e Vila Americana.

Quarta-feira

1º Turno: 7h às 14h20: Belmonte, Padre Josimo, Siderlândia, Santa Rosa, Jardim Belmonte, Divisa 1 e 2, Aterrado e União Retiro.

2º Turno: 15h30 às 22h50: Açude 1, 2, 3 e 4.

Quinta-feira

1º Turno: 7h às 14h20: São Lucas, Eucaliptal, São Cristovão, São Carlos, Cajueiro, Jardim Ponte Alta, Ponte Alta, Siderville, Ilha Parque, Parque das Ilhas, Jardim das Américas, Nova Primavera, Parque do Contorno, Volta Grande I, II, III IV, Morada da Colina, Vale da Colina, Mirante da Colina, Santo Agostinho, Morro da Paz, Vila Harmonia, Morro São Jorge, Morro da Conquista, Morro da Caviana e Morro do Jonas.

2º Turno: 15h30 às 22h50: Sessenta, Jardim Esperança, Vila Santa Cecília, Laranjal, Monte Castelo, São João, Água Limpa, Vila Rica e Três Poços.

Sexta-feira

1º Turno: 7h às 14h20: Belo Horizonte, Vale Verde, Verde Vale, Mariana Torres, Retiro, Eldorado, Bom Jesus, Coqueiros, Jardim Cidade do Aço e Vila Brasília.

2º Turno: 15h30 às 22h50: Barreira Cravo, San Remo, Jardim Veneza, Voldac, Jardim Caroline, Aero Clube, Nossa Senhora das Graças e Jardim Paraíba.