Ação tem o objetivo de garantir estoque nesta época do ano

 

O Banco de Sangue de Volta Redonda está realizando uma campanha para doações neste Carnaval. O objetivo é garantir o estoque para as festividades que tem uma queda nesta época do ano. O hemonúcleo da cidade encaminha sangue para os hospitais públicos da cidade e para os municípios de Pinheiral e Pirai.

 

Segundo a coordenadora do hemonúcleo de Volta Redonda, enfermeira Cristina Guimarães, com a aproximação do feriado de carnaval acontece uma diminuição dos doadores. “Muitos deixam de comparecer ao hemonúcleo para doar sangue. A campanha é essencial para que essas pessoas compareçam e possam estar colaborando. Mesmo durante as festividades em muitas situações se fazem necessários a transfusão de sangue e seus componentes”, disse.

 

Para Jean de Melo, de 19 anos, que veio com o Projeto Vermelho a Cor da Cidade de Pirai, a doação aconteceu de forma espontânea. “Comigo aconteceu de forma muito natural. E depois que comecei a vir doar sangue me senti muito bem. Toda vez que venho ao hemonúcleo fico eufórico por poder ajudar outras pessoas”, falou.

 

O banco de sangue fica no Hospital São João Batista. Ele funciona de segunda à sexta-feira, de 7h às 13h. Os interessados em doar sangue precisam sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio Hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento, ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg.

 

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância de se doar sangue nesta época do ano e convidou a população a ajudar a salvar vidas.“Doar sangue salva vidas. É muito importante a participação da população, ainda mais nesta época do ano onde se registra muitos acidentes. O hemonúcleo precisa estar com estoque para atender as unidades da cidade e de outras cidades vizinhas. Queremos que todos se conscientizem da importância de doar sangue”, contou.

 

O banco de sangue informa que é importante não estar em jejum, fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar pelo menos, duas horas antes e depois da doação e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, destacou que o doar de sangue tem um papel fundamental no serviço do hemonúcleo. “O serviços de hemoterapia, que salvam vidas, e para isso depende dos doadores que saem de suas casas para doar vida. A doação de sangue precisa se tornar hábito entre a população. É rápido e indolor”, disse.  

 

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – SecomVR

Pin It