Tênis, badminton, taekwondo e hipismo são modalidades ofertadas pela prefeitura. Aulas de atletismo, natação e ginástica artística em breve serão abertas à população

Os Jogos de Tóquio trazem o “espírito olímpico” à tona. Em Volta Redonda, moradores têm a oportunidade de conhecer e se tornar um atleta de esportes que estarão em disputa no Japão, como por exemplo: tênis, badminton, taekwondo e o hipismo. Todas essas modalidades são oferecidas gratuitamente pela prefeitura, através da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e da Fundação Beatriz Gama (FBG).

Devido à pandemia de Covid-19, a prática desses esportes segue sendo oferecida sob uma série de cuidados, como distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos. As inscrições nas atividades podem ser feitas diretamente nos locais onde elas são oferecidas. Menores de idade têm de estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Tênis
As aulas da Escolinha de Tênis são realizadas por meio da FBG em quatro núcleos: quadras poliesportivas dos bairros Sessenta, Candelária, Nova Primavera e Morada do Campo (na rua da Fundação Beatriz Gama). Quem quiser participar, é só comparecer ao núcleo onde deseja fazer a aula e lá estarão afixadas as informações sobre os horários e dias. As aulas são abertas a toda população e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Badminton
As aulas são realizadas de terça a sexta-feira no Ginásio Poliesportivo do bairro Santo Agostinho, das 8h às 10h, a qualquer morador da cidade com mais de 6 anos, sem limite de idade ou contraindicação. Os interessados devem fazer a inscrição no próprio ginásio, com os professores no horário das aulas. O material é disponibilizado pela Smel.

Taekwondo
A modalidade é oferecida na Ilha São João e as aulas ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras. Quem tiver interesse pode fazer a inscrição no próprio local – terças e quintas, das 8h às 11h, e às sextas, das 14h às 17h.

Hipismo
Os treinos acontecem na Ilha São João, na Escola Municipal de Hipismo da FBG. Eles são gratuitos para crianças de 8 a 15 anos de idade. Atualmente são 60 alunos e 21 cavalos disponíveis. A escolinha, como é carinhosamente chamada, já trouxe uma série de bons resultados: como o tetracampeonato brasileiro na categoria do Concurso de Escolas de Equitação (CEE) e foi nove vezes campeã estadual no ranking por escolas.

Para participar, basta ir à Ilha São João, de segunda a sexta-feira, levando documento que comprove a matrícula em uma escola da rede municipal de Volta Redonda. Os treinos são gratuitos e ocorrem terça e sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Volta Redonda, cidade do esporte
“Estamos aproveitando este momento de pandemia e todas as restrições, que são necessárias, para recuperar os ginásios e espaços esportivos que não estavam em condições de receber atividades. Em breve, vamos oferecer mais esportes para a população como atletismo, natação e ginástica artística. No Atletismo teremos todas as modalidades. É importante destacar que o Taekwondo em Volta Redonda é inclusivo, recebendo pessoas com deficiência e este ano o esporte estará nas Paraolimpíadas”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.