Iniciativa será realizada através de uma parceria com Instituto de Cultura Técnica (ICT)

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), em parceria com o Instituto de Cultura Técnica (ICT), vai promover gratuitamente cursos de qualificação para jovens e adultos da cidade, com idade mínima de 16 anos. Como parte do processo para acessar os cursos, os interessados devem estar matriculados ou tenha concluído o Ensino Fundamental.

Para se inscrever, basta o candidato procurar um Cras mais próximo de sua residência. Os cursos têm duração de dois meses e iniciarão no dia 14 de setembro, com aulas sempre às terças e quintas-feiras.

O objetivo é viabilizar o crescimento profissional desses alunos, ampliando as oportunidades de acesso ao trabalho remunerado, com uma perspectiva de sustentabilidade própria.

De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a ideia é investir na autonomia das famílias e promover a emancipação cidadã.

“Sabemos que muitas pessoas perderam suas fontes de renda durante a pandemia da Covid-19 e esta é uma excelente oportunidade para um possível reingresso no mercado de trabalho”, destacou Munir.

Os cursos serão oferecidos em oito unidades que funcionam como Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Volta Redonda.

Confira os cursos e locais na lista abaixo:

- Assistente Administrativo - Cras Retiro - (tel - 3338-9064)
- Bombeiro Hidráulico - Cras Nova Primavera - (tel - 3339-2451)
- Eletricista Residencial - Cras Siderlândia - (tel - 3339-1951)
- Almoxarife / arquivista - Cras Dom Bosco - (tel - 3338-5304)
- Cuidador de Idosos - Cras Açude - (tel - 3339-2268)
- Recepcionista e atendimento ao cliente - Cras Vila Brasília - (tel - 3339-2081)
- Treinamento para Porteiro e Vigia - Cras Três Poços - (tel - 3336-2008)
- Treinamento para Empregada Doméstica - Cras Monte Castelo - (tel: 3342-1725)

Foto: Arquivo