Iniciativa faz parte da ampliação de ações pela inclusão das pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Volta Redonda, cuja missão é promover o protagonismo da pessoa com deficiência e sua efetiva participação na sociedade, vem implantando uma série de ações para que esse objetivo seja cumprido. Na próxima semana um grande passo será dado para a ampliação da inclusão das pessoas com deficiência em Volta Redonda: o início do curso básico de Libras. A iniciativa é destinada aos servidores lotados nos órgãos da administração direta e indireta de Volta Redonda. O objetivo é de capacitar o servidor para utilização da Libras, para que durante o atendimento desse usuário, possam ser respeitados os aspectos culturais, de representação simbólica e social da comunidade surda.

As inscrições estão abertas a partir dessa quarta-feira, dia 15, e poderão ser feitas no saguão da prefeitura, das 9h às 16h. As vagas são limitadas. O curso, que terá duração de três meses, será ofertado gratuitamente nos turnos matutino e vespertino, com início nos próximos dias 22 e 23, no auditório da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). As aulas são sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h, e às quintas-feiras, das 14 às 16h.

Avanços nos direitos das pessoas com deficiência
Uma das principais ações implantadas pelo governo municipal que elevam a acessibilidade, os direitos das pessoas com deficiência e atendem as suas necessidades para o convívio inclusivo, foi o acesso ao curso superior de Administração, do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), através do projeto Diploma Cidadão. A iniciativa, que beneficia 35 pessoas, foi possível graças a uma parceria entre a instituição educacional e a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Outra importante iniciativa foi à criação da Central de Interpretes de Libras de Volta Redonda, da Secretaria de Pessoas com Deficiência, que tem como finalidade intermediar a comunicação com surdos, pessoas com deficiência auditiva e oralizados que se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para garantir o acesso desta população aos serviços ofertados pelo poder público nas áreas de saúde, justiça, direito do consumidor, entre outras.

O serviço é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, com intérpretes à disposição para atendimento presencial e online via chamada de vídeo no Facebook ou WhatsApp. Os agendamentos deverão ser realizados com antecedência na sede da secretaria, que fica na Rua 17 de Julho (ao lado do antigo Centro POP), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Pastor Washington Uchôa, ressalta que a administração municipal tem dedicado uma atenção especial às pessoas com deficiência.

“O foco do nosso governo é o ser humano e essa abordagem não estaria completa sem dedicação ininterrupta pela inclusão. É um esforço conjunto entre as outras secretarias que vem rendendo muitos bons frutos e nos estimulando a continuar buscando sempre mais, pois muito ainda há para ser feito nessa área”, prossegue, lembrando que uma das primeiras ações da atual administração foi à criação da secretaria da Pessoa com Deficiência.

Foto: Arquiv/PMVR