Dados do Caged de janeiro a dezembro do ano passado apontam liderança da cidade no Sul Fluminense

Volta Redonda se consolidou na geração de empregos no Sul Fluminense em 2021, se mantendo na liderança entre os municípios da região, e em 8º lugar no estado do Rio. Dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Volta Redonda teve um saldo positivo de 3.327 novos trabalhadores contratados com carteira assinada em 2021 (de janeiro a dezembro, foram 28.328 admissões e 25.001 desligamentos).

A Indústria lidera o ranking de atividade econômica com maior geração de empregos no município, com saldo positivo de 1.414 (42,5%), Serviços em 2°, com 1.031 (31%), seguido do Comércio com 817 (24,5%).

“Os números mostram uma forte reação de setores de serviços e comércio que foram duramente castigados durante a pandemia. A nossa expectativa é bastante positiva com a recuperação da atividade econômica no município”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

De acordo com os dados em relação à faixa etária, os jovens de 18 a 24 anos correspondem a 82% dos 3.327 novos postos de trabalho gerados no ano de 2021. Por sexo, observa-se que 52% do total correspondem ao sexo masculino, enquanto 48% correspondem ao sexo feminino.

O resultado é fruto de um trabalho feito pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). A expectativa é que o ambiente de negócios cresça ainda mais com a aprovação da “Lei do Aço”, que garante incentivos fiscais a empresas da cadeia produtiva do material, e a chegada do 5G no município.

Em relação ao 5G, o município é um dos poucos na região que está preparado para receber essa tecnologia de conexões ultrarrápidas de internet. A rede de quinta geração de telefonia móvel promete recursos que garantirão grandes mudanças no cotidiano das pessoas, ganhos na produtividade e agilidade logística das empresas.

Com o 5G, por exemplo, as linhas de produção serão otimizadas, com melhor aproveitamento de tempo e sem desperdício de insumos; tudo o que acontece na fábrica será atualizado em tempo real, podendo ser acessado de forma remota. Equipes do desenvolvimento de novos produtos poderão inovar, projetar e testar protótipos através da realidade virtual – situação vista muita vezes em filmes. Na área da Saúde, cirurgias médicas poderão ser feitas a distância, com precisão. A previsão é que a nova tecnologia movimente cerca de R$ 50 bilhões em investimentos a partir do ano que vem em todo o país.

“Estamos bastante esperançosos com a chegada do 5G, pois há uma infinidade de possibilidades de melhorias. Fomos o segundo município do estado do Rio a aprovar a lei que regulamenta a instalação das antenas 5G, à frente inclusive da capital. O 5G é 20 vezes mais rápido que a tecnologia atual, tem cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Com esta rede de quinta geração é como se alargássemos uma estrada onde será possível passar mais carros e de forma mais rápida. Quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência e mais informação você propaga”, afirmou o titular da SMDET, Sérgio Sodré, que está à frente do projeto 5G em Volta Redonda, ressaltando que o prefeito Antonio Francisco Neto é um desenvolvimentista e lhe deu a missão de promover o crescimento industrial e garantir a infraestrutura de Volta Redonda.

Abertura de empresas e crescimento
Em 2021, Volta Redonda recebeu grandes empresas e projeta crescimento para os próximos anos. A Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do Brasil, por exemplo, inaugurou duas lojas – uma na Amaral Peixoto, no Centro, e outra no Aterrado. Há a previsão ainda de uma terceira no bairro Retiro. Outra empresa que se transferiu para Volta Redonda é a prestadora de serviços de telemarketing Youtility. Ela conta com cerca de dois mil empregados e funciona na Avenida Amaral Peixoto. O número de colaboradores deve dobrar nos próximos meses.

A prefeitura também está envolvida no projeto de expansão do Sider Shopping, na Vila Santa Cecília. A intenção é unir o shopping com o prédio que abrigava o Hortifruti, também na Vila Santa Cecília, através de uma passarela sobre a rua. O projeto prevê a construção de um novo prédio no lugar onde hoje ficava o Hortifruti. Essa construção terá o mesmo padrão do Sider Shopping, com a diferença de que os andares de estacionamento ficarão no subsolo, em vez de acima das lojas, como é no shopping. Os investimentos ficarão em torno de R$ 100 milhões, e a expectativa é que sejam gerados 200 empregos de construção civil durante a obra e 300 empregos, incluindo pessoal do shopping e das lojas, quando a expansão estiver operando.

Também em 2021, o Park Sul, localizado na Rodovia dos Metalúrgicos, no bairro São Geraldo, recebeu mais duas lojas-âncoras de departamento com abertura de dezenas de empregos.

“Queremos que Volta Redonda seja uma cidade inteligente, moderna, referência como sempre foi. Conseguimos resgatar o desenvolvimento econômico e não tenho dúvidas de que ter ou não o 5G será motivo para as empresas escolherem estar nas cidades. Nisso nós estamos na frente. Com certeza foi um gol de placa”, finalizou o prefeito Neto.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR