Projeto ‘RJ PET Castração’ atende cães e gatos gratuitamente para o procedimento de controle de natalidade; saiba como participar

Volta Redonda é uma das cidades beneficiadas com o projeto ‘RJ PET Castração’ do governo do estado do Rio de Janeiro para castrar cães e gatos gratuitamente. Até dois mil animais serão beneficiados pela iniciativa no município. O RJ PET criado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento acontece em todo o estado do Rio.

O projeto, que Volta Redonda, conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal da pasta, tem como objetivo atender cães e gatos, que tenham dono (guarda responsável) e também animais que vivem nas ruas por intermédio de protetores.

O projeto é custeado pelo governo do estado com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas. Em Volta Redonda, quatro clínicas veterinárias estão cadastradas para realizarem o procedimento, sendo elas: Clínica Pacheco – no bairro Retiro, Seme VET– Conforto, Pet Show – Água Limpa e Provet – no Jardim Belvedere.

As vagas para castração são disponibilizadas de acordo com a capacidade de atendimento de cada clínica veterinária. Além da castração, os remédios do pós-cirurgico estão incluídos e serão ofertadas sem custo ao usuário.

A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Ana Andrade, elogiou a iniciativa do governo do estado do Rio de Janeiro, mencionando a importância da castração não só pelo controle da natalidade, mas também a fim de evitar doenças.

“A pandemia aumentou o número de abandono de animais e isso piorou no último ano. Foi proliferando a quantidade de cães e gatos nas ruas, principalmente, de ninhadas. Por isso, a necessidade da castração que além de reduzir o índice de natalidade ainda garante outros benefícios na prevenção de doenças, como o câncer de mama, por exemplo, entre outras enfermidades”, disse Ana Andrade, acrescendo que essa iniciativa também vai suprir a demanda do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

SAIBA COMO PARTICIPAR

Para ter acesso ao serviço, o dono (tutor) ou o protetor do animal têm que efetuar o cadastro para o procedimento através do site: https://rjpet.com.br/entrar
A medida atenderá um animal por CPF/mês. É necessário disponibilizar um e-mail para entrar no sistema e criar a conta. Durante o cadastro, o usuário poderá escolher o dia, horário e a clínica para a realização da castração.
No dia do procedimento, é necessário apresentar a xerox de identidade, CPF e comprovante de residência.

TERMOS DA CASTRAÇÃO:

O animal precisará residir no Estado do Rio de Janeiro;
O animal deverá ter no mínimo 6 meses de idade;
O animal deverá ter no máximo 7 anos de idade;
Animais braquicefálicos não poderão ser castrados;
O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg;
O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 12 horas antes da cirurgia;
Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento;
O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento; No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento;
Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas; Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira;
Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal; O animal passará pela avaliação do veterinário antes da cirurgia, e caso ele julgue necessário, o animal não será castrado;
O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia;
O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.

Foto: Arquivo/PMVR