Equipes conseguiram captar dois rins e um fígado

O Hospital São João Batista (HSJB) registrou na madrugada desse sábado, dia 12, a terceira captação de órgãos para transplantes no ano. O doador foi um homem de 58 anos, que teve morte encefálica confirmada no último dia 11. A autorização para doação foi dada pela família logo em seguida, o que permitiu o êxito do trabalho da equipe.

Durante a captação de órgãos, foram retirados fígado e os dois rins. O procedimento foi realizado pela equipe de cirurgia do Programa Estadual de Transplante do Rio de Janeiro.

De acordo com a enfermeira exclusiva da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HSJB (CIHDOTT), Daniela da Silva, esses órgãos vão para o Programa Estadual de Transplante (PET) de onde serão distribuídos, seguindo a lista única de pessoas cadastradas no estado do Rio de Janeiro.

“A família do paciente, mesmo no momento de dor, teve esse ato de amor em pensar no próprio aceitando a doar seus órgãos, beneficiando três pessoas com essa doação”, disse a enfermeira.

O incentivo à doação de órgãos e tecidos no HSJB é de responsabilidade da CIHDOTT, que atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistentes social. São eles que fazem a abordagem à família para obter autorização para a doação.

A captação só é possível com o aval dos familiares – com parentesco até segundo grau (mãe, pai, cônjuge, filhos).

Secom VR

Pin It