Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência atende 130 usuários, oferecendo atividades para garantir autonomia e inclusão social

O Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD), unidade ligada ao Departamento de Proteção Especial (DPES) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), está passando por obras de revitalização para voltar a oferecer atendimento aos seus usuários. Localizado no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda, o espaço oferece atendimento a pessoas de 18 a 59 anos de idade com deficiência e com Transtorno do Espectro do Autismo.

“O trabalho na unidade é possibilitar o acesso dos atendidos aos diferentes serviços e espaços na sociedade, oferecendo suporte as famílias com objetivo de diminuir a sobrecarga de dependência, tanto da pessoa com deficiência, como do cuidador, e dos demais familiares”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPES), Denise de Carvalho.

O CAPD está recebendo pintura nova, troca de telhado e piso, substituição de rede de seguranças nas janelas e manutenção dos equipamentos em geral. Segundo o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a revitalização do espaço físico da unidade deve ser concluída ainda neste mês.

“O espaço precisava de muitas melhorias e, depois da obra pronta, poderemos retomar as atividades com mais segurança para voltar a dar alegria aos usuários atendidos pelo CAPD”, frisou Munir.

O CAPD tem cerca de 130 usuários inscritos, oferece atendimento em oficinas de mosaico, marcenaria, artesanato, pintura, desenho, além de atendimentos específicos de motricidade, coordenação motora, socialização e convivência. Oferece atividades para a garantia da autonomia e inclusão social, tendo como finalidade a qualidade de vida.

Fotos: divulgação.
Secom/PMVR