De forma itinerante, objetivo é levar orientação jurídica à população

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) de Volta Redonda lançou nesta semana, o projeto ‘Advogado Social’ que vai acontecer de forma itinerante nos 31 Cras (Centros de Referência da Assistência Social), e nos quatro Centros de Convivência existentes no município. O lançamento aconteceu no auditório da prefeitura, no bairro Aterrado. O objetivo do projeto é levar orientação jurídica à população, através dos advogados sociais.

“Hoje é um dia muito especial. Como advogado de formação, sei da importância desse projeto para a população. Eu só tenho a agradecer ao nosso prefeito Neto e ao secretário Munir, pela confiança”, agradeceu Rodolfo Levenhagem, coordenador do “Advogado Social” nos CRAS.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, explicou que quando reassumiu a SMAC, retomar os projetos e os atendimentos nos CRAS era prioridade.

“Os CRAS são a porta de entrada da assistência social. Por isso, retornar com os projetos que oferecíamos à população era uma de nossas principais prioridades. Lançar o ‘Advogado Social nos CRAS’ possibilita que pequenos conflitos familiares sejam resolvidos ou encaminhados para o judiciário, através da Defensoria Pública. Isso é cuidar das pessoas, principalmente dos mais necessitados”, ressaltou Munir.

A coordenadora municipal de Juventude, Larissa Garcez, afirmou que o “Advogado Social” nos CRAS é um projeto muito especial para a Coordenadoria e o Conselho da Juventude.

“Na Conferência do ano passado, a maioria dos jovens participantes demonstrou grande interesse em ter nos CRAS, um atendimento jurídico. Toda população pedia esse projeto. É uma grande possibilidade de acesso à justiça para quem tanto precisa”, ressaltou.

Participaram da cerimônia de lançamento do “Advogado Social” os coordenadores dos Núcleos de Práticas Jurídicas dos centros universitários de Volta Redonda (UniFOA) e Geraldo Di Biase (UGB) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além dos coordenadores dos CRAS.

Foto: Cedida pela SMAC