Grupo conheceu áreas da cidade e troca experiências profissionais e culturais

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda recebeu nesta semana a visita de três intercambistas peruanos – os engenheiros ambientais Junior Anthony Patrício Bustos (28 anos) e Maria Pierina Aroni Villalobos (24), além de Daniel Eduardo Castilho Rodriguez (22), estudante de Engenharia Industrial. Eles estão na cidade participando de projetos de suas áreas de formação, e aproveitaram para conhecer o trabalho desenvolvido pela secretaria na cidade.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo, que foi o guia dos jovens intercambistas durante a visita, o roteiro contou com: a nova sede da SMMA, no Aterrado; Zoológico Municipal (Zoo-VR); cooperativa de recicláveis; aterro de resíduos da construção civil; e a uma área do Portal da Saudade para ter um vista mais panorâmica da cidade.

“Foi uma troca de experiências muito boa. Mostramos muitas ações que executamos aqui em Volta Redonda, lugares que atuamos, e também recebemos muitas informações sobre o trabalho na área ambiental que eles conhecem e participam no Peru”, afirmou o subsecretário.

Residindo temporariamente em uma casa no bairro Laranjal, Junior Anthony conta que antes de vir ao Brasil, trabalhou na prefeitura de sua cidade Huaraz, no estado peruano de Ancash.

“Queria conhecer como é aqui na prefeitura, os trabalhos que fazem na questão ambiental. Estou muito emocionado. Tenho aprendido muito com as pessoas com quem moro também, são grandes pessoas, me mostraram muito de Volta Redonda e da região, estou muito feliz”, afirmou.

Maria Pierina conta que concluiu o curso de Engenharia Ambiental no ano passado e disse estar se sentindo em casa.

“Estou apaixonada, porque as pessoas são muito boas, acolhedoras. Desde que cheguei me senti como em minha casa, e creio que isso é o mais importante para nós”, disse.

O estudante de Engenharia Industrial, Daniel Eduardo Castilho, afirma que o projeto de intercâmbio é muito importante, porque ajuda na vida pessoal e na carreira.

“Ajuda a conhecer outra cultura, outras pessoas. Aplicamos alguns conhecimentos que tivemos na universidade e na vida profissional. Os intercâmbios são muito bons. Estou vivendo uma experiência muito boa aqui no Brasil”, frisou.

Parceria

Um dos projetos em que os três intercambistas participam é a atuação como voluntários na creche mantida pelo Lar Espírita Irmã Zilar, no bairro Belmonte. A troca de experiências e cultura com as crianças e os profissionais do local aconteceu graças à equipe da AIESEC, organização internacional que promove o intercâmbio social e conta com uma unidade em Volta Redonda.

“Volta Redonda tem tudo que é perfeito para os intercambistas: tem um ‘quê’ de uma cidade pequena, sendo acolhedora, todas as pessoas amam, são muito bem recebidos; e ao mesmo tempo, é a maior cidade da região. Tem atrativos. Quando você recebe alguém em casa, tem essa troca cultural enorme”, afirmou Sarah Cardoso, que é gerente “team leader” da AIESEC em Volta Redonda.

Presente em mais de 110 países e em todas as regiões do Brasil, a AIESEC, além do intercâmbio para quem busca por essa modalidade, oferece oportunidades para quem quer ser voluntário global em ONGs, escolas e fundações; quem deseja participar como membro da organização; e para parceria com empresas que queiram contar com jovens talentos.

“Tem também a participação como anfitriões para receber os intercambistas. Qualquer um pode ser. Tendo uma cama e condições de moradia plausíveis, pode fazer parte de toda essa experiência”, explicou Sarah.

Outras informações sobre todo o trabalho de intercâmbio social podem ser adquiridas pelos telefones (24) 99952-2281 e (41) 99623-9570, ambos aceitam ligação ou mensagens pelo Whatsapp.

Foto: Cedidas pela SMMA