Nos três primeiros meses deste ano, mais de 10 mil pessoas visitaram as cinco mostras organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura

As cinco exposições de arte organizadas pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), entre os meses de janeiro e março deste ano, atraíram mais de 10 mil visitantes até esta semana. O objetivo da secretaria de Cultura é democratizar o acesso à arte, ampliando os espaços e as manifestações culturais para toda a população. Exemplo disso foi às inaugurações de exposições em shoppings de Volta Redonda.

“Ficamos muito felizes com este balanço positivo de visitações com a retomada das mostras. A ideia é continuar aproximando a cultura das pessoas e levar exposições de arte para novos espaços”, citou o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza.

Com a proposta de levar arte para toda parte, a secretaria de Cultura, em parceria com a administração do Sider Shopping, promove a mostra “Semana de Arte Moderna: 100 anos – Do Modernismo ao Contemporâneo”. A exposição pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 20h, e domingo, das 14h às 20h, e traz referência de artistas de Volta Redonda que possuem influências modernistas.

“O sucesso foi tão grande que a exposição foi prorrogada até o dia 31 de março”, citou o secretário, que agradeceu ainda pela parceria com a administração do shopping.

Entre as obras, está a clássica Monalisa, retratada pelo artista David Neri em ‘O sorriso da Pandemia’, utilizando o acrílico sobre tela. Outras obras expostas no local: ‘Ciranda’, artista Mario Soares; ‘O Contador de Histórias’, artista Ticiana Parada; e ‘A Retomada’, do artista Marcelo Eco.

Outra exposição ainda em cartaz até 30 de março é o “Salão de Humor de Volta Redonda”, no Shopping Park Sul. O projeto está em sua 31ª edição e pode ser conferido de segunda a domingo, das 10h às 20h. No espaço estão expostos 32 cartazes de artistas de todo o Brasil e, dentre eles, artistas de Volta Redonda e da região Sul Fluminense.

O Salão de Humor criado em 1985 é referência no país, sendo o mais importante do estado do Rio de Janeiro e idealizado por Alexandre Geraidine na década de 80. O salão já foi palco de grandes e renomados artistas gráficos de todo o Brasil, além de ser também canal de divulgação dessa vertente artística, mantendo e promovendo a importância das artes gráficas.

Encerradas com sucesso de público

Outra exposição que chamou a atenção dos moradores de Volta Redonda e de toda região foi “Jornada o Ano Inteiro – Folias de Reis”, que esteve em cartaz de 31 de janeiro a 28 de fevereiro na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em homenagem à tradição popular.

O secretário Anderson de Souza comentou que este ano, devido à pandemia da Covid-19, as Folias de Reis não se apresentaram como tradicionalmente acontecia na Ilha São João.

“Esta exposição fotográfica contou com a participação de Cris Oliveira, fotógrafo da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), que captou excelentes imagens dos instrumentos, fantasias e participantes das jornadas. A riqueza cultural das Folias de Reis de Volta Redonda precisa ser preservada”, disse.

No Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília, a exposição “Patrimônios Históricos e Culturais de Volta Redonda” atraiu os mais diversos olhares do público. Através dos vidros da galeria de arte, foi possível conferir os banners fotográficos expondo os patrimônios tombados de Volta Redonda. As imagens são do arquiteto Themis Ponzio, que atua no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), e a curadoria é de Juliene de Paula, da SMC.

Outra exposição apreciada pelo público foi “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”, que esteve em cartaz na Biblioteca Municipal Raul de Leoni. A exposição, uma proposta da diretoria geral de Gestão e de Difusão do Conhecimento (DGCOM), apresentou as grandes epidemias que recaíram sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus principais personagens.

A mostra foi elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça, com a utilização de imagens de época e de processos judiciais do Poder Judiciário fluminense.

Foto: Divulgação- Secom/PMVR