Ação faz parte da campanha ‘#Seliga16, o meu voto vira o jogo’ da Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda

A Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda lançou a campanha “#Seliga16, o meu voto vira o jogo” para incentivar os jovens que completam 16 anos até a próxima eleição, em 2 de outubro de 2022, a emitir o título de eleitor. O objetivo é ampliar a participação dos jovens, com idade mínima para votar, no processo eleitoral, além de auxiliar aos que tenham dúvidas de como funciona a emissão por meio do Centro Oportunizar, na Vila Santa Cecília.

A coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, informa que nunca antes na história do Brasil o número de jovens listados para votar foi tão baixo, menos de 10% de títulos para o publico de 16 e 17 anos foi retirado até o momento.

“Somente um em cada dez jovens, entre 16 e 17 anos, se interessou até agora em tirar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano”, disse, ressaltando que este é o menor patamar desde 1992, quando começou o registro histórico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ela lembra que o voto aos 16 anos é resultado de um processo de luta da juventude, que conseguiu que este direito fosse incluído na Constituição Brasileira de 1988.

“A campanha ‘#Seliga16’ vem para reforçar ações que já existem no país, para conscientizar os jovens de seus direitos democráticos e a importância da sua participação, além de disponibilizar o Centro Oportunizar (Rua 16, nº 245, na Vila Santa Cecília), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo telefone (24) 3339-9661, para tirar dúvidas sobre emissão do título”, afirmou Larissa, lembrando que o voto só se torna obrigatório aos 18 anos, mas o exercício da sua cidadania começa aos 16, com o voto facultativo.

Como emitir seu título de eleitor

Para conseguir o título de eleitor, basta acessar o link do TítuloNet: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento até o dia 4 de maio próximo, data do fechamento do cadastro eleitoral. Selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor”; preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

Foto: Cedida pela CoordJuv.
Secom/PMVR