Beneficiando estudantes da rede pública e a Melhor Idade de Volta Redonda, espaço prevê aumento no número de pessoas atendidas neste ano

O jovem Samuel Siqueira Batista, de 8 anos, gosta de futebol e de ler a bíblia, e conta com a ajuda dos óculos para desfrutar as belezas que a visão perfeita proporciona. E para continuar enxergando e aproveitando a vida, o estudante da rede pública de Volta Redonda foi à Ótica Municipal Padre Ernesto Lamim, a Ótica da Cidadania – localizada no Estádio Raulino de Oliveira, para escolher o modelo dos novos óculos. Morador do bairro Água Limpa, ele é um dos beneficiados pelo serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Volta Redonda aos alunos da rede de ensino municipal.

“Eu tenho dificuldade de ver letras pequenas, é difícil estudar. Na televisão, sem os óculos, só vejo as coisas grandes, as pequenas não. Eu também gosto de ler e quando estamos na igreja, sem os óculos, não dá pra levar a bíblia, porque as letras são pequenas”, contou Samuel, que ficou empolgado com a armação dos novos óculos, escolhida ao lado da tia Ana Lúcia Cardoso Brás.

“Ele tem miopia e não queria nem tirar os óculos, mas ficaram pequenos após um ano, e teve que renovar. Ele gostou muito dos óculos daqui”, contou Ana Lúcia.

Samuel cursa o 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Juracy Varanda de Almeida Gama e, assim como ele, todos os estudantes da Rede Pública Municipal que precisam de óculos podem contar com a Ótica da Cidadania. De acordo com o administrador do estádio e da Policlínica da Cidadania, Milton Alves Faria, são feitos uma média de 25 óculos por dia que são distribuídos gratuitamente.

“No ano passado, quando reassumimos, uma das máquinas estava parada, com defeito, e a outra funcionando de forma ruim. Fizemos a manutenção, trocamos as peças que precisavam ser trocadas, e começamos a trabalhar. Em 2021, fizemos 5 mil óculos. Neste ano, até este mês de março, já foram feitos mais de 1,5 mil e com certeza chegaremos a um pouco mais do que 5 mil unidades”, afirmou Milton.

Óculos também para a Melhor Idade

Além de estudantes de qualquer série da rede pública do município, os óculos gratuitos também beneficiam aposentados com mais de 60 anos e que recebam até dois salários mínimos. A aposentada Dirce Aparecida Bernardino dos Reis, 71 anos, moradora do bairro Limoeiro, conta que sempre que precisa faz seus óculos novos na Ótica da Cidadania.

“Sempre fiz meus óculos aqui, desde quando retornei para Volta Redonda, já que morei um tempo em outras cidades. Gosto muito do serviço, as meninas que atendem são muito educadas, e os óculos são de boa qualidade”, afirmou Dirce, que já saiu da ótica com o novo modelo escolhido.

De acordo com o coordenador Milton Alves Faria, os óculos são entregues, em média, 15 dias após a solicitação. No caso de lentes especiais (com grau maior ou bifocal, por exemplo) que demandam um tempo maior de produção, o tempo de entrega chega a 20 dias em média. Ele explicou que esse tipo de material especial é feito pela empresa vencedora da licitação, que tem sede no estado da Paraíba, e não pode ser guardado em estoque para evitar perda.

“Se você deixar a lente numa gaveta, você perde a lente. Aconteceu quando chegamos aqui: havia lente estocada e acabamos perdendo. Essas especiais vêm de longe. Uma lente para perto ou para longe, com grau pequeno, temos em estoque, porque são lentes que saem muito. Esse tipo de lente mais simples chega a ser feita de um dia para o outro e entregamos”, explicou Milton.

E quem estiver dentro dos critérios para receber os óculos gratuitos pode aproveitar o benefício; basta levar a receita médica de um oftalmologista, comprovante de residência e cartão SUS. Para os aposentados, é preciso levar também o comprovante de renda, e para os estudantes da rede pública, além da documentação, é preciso também uma declaração escolar.

“Os idosos têm procurado mais, e com a volta às aulas, também aumentou a procura dos estudantes. Esperamos que apareçam mais, porque a ótica está aqui para servir a esse público”, ressaltou Milton.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR