Espaço “Família Animal” acontecerá no Shopping Park Sul, das 14h às 19h, na entrada do acesso A

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal da pasta, promove neste sábado, dia 09, o espaço de adoção “Família Animal”.
O evento acontecerá no Shopping Park Sul, em novo horário, das 14h às 19h, na entrada pelo acesso A. Seis cães adultos e dez filhotes estarão disponíveis para adoção responsável, incluindo os que foram abandonados na Rodovia do Contorno. Também estarão à espera de um lar dez filhotes de gato.

A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Ana Andrade, citou que a guarda responsável garante uma qualidade de vida e bem-estar de cães e gatos, que passaram pelo abandono e maus-tratos.

“Muitos animais precisam de uma família, nosso evento oportuniza que tutores responsáveis possam adotar esses animais, sendo que muito deles já foram vítimas de maus-tratos e crueldade. Também é importante mencionar que ainda há um preconceito imenso com animais adultos, mas todos os animais precisam de uma chance. Novas histórias de amor podem surgir quando abrimos o nosso coração”, destacou a coordenadora.

Termos da adoção

Interessados na adoção devem ter no mínimo 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre o bem-estar animal e guarda responsável. No caso dos que desejam adotar um gato, o recomendado é que se leve uma caixinha de transporte no dia, a fim de evitar fugas. Já para adoção de cães, a sugestão é que se leve uma guia e coleira.

Os animais

Os animais da feira de adoção são provenientes de fiscalização de maus-tratos e de acumuladores de animais acompanhados pela SMMA e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Os adultos disponibilizados para adoção já estão castrados, enquanto os filhotes terão o procedimento garantido no CCZ, mediante apresentação de cópias do Termo de Adoção e dos documentos pessoais. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.

Para doar

As ONGs e Protetores de Animais que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientados sobre as exigências legais para participar do espaço de adoção, já que há o limite de animais a serem disponibilizados nos eventos, em razão do espaço físico.

A SMMA está funcionando em novo endereço na Avenida Sete de Setembro, número 07, condomínio A, bairro Aterrado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3350-7123.

Secom/PMVR