Prefeitura já entregou melhorias e segue avançando em reforma, ampliação e construção de novas estruturas de atendimento

Neste dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde e Volta Redonda vem investindo e firmando parcerias que estão proporcionando atendimentos cada vez melhores, mais eficientes e humanizados na rede pública municipal. Ações como reformas, construções de novos espaços, aquisição de novos equipamentos, capacitação de equipes, fazem parte de todo um trabalho iniciado em janeiro de 2021, quando a atual gestão do prefeito Antonio Francisco Neto assumiu a prefeitura.

“Foi um desafio assumir a Saúde em plena pandemia, com muito trabalho a ser feito. Uma das prioridades foi conseguir avançar com a vacinação e conseguimos uma boa cobertura, salvando vidas. Também reestruturamos algumas áreas, reorganizamos processos, e o mais importante: conseguimos investir em melhorias em todos os níveis, seja com recursos próprios ou por meio de parcerias com os governos estadual e federal”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Ainda na virada de 2020 para 2021, o prefeito Antonio Francisco Neto iniciou os trabalhos para recuperar a saúde do município, que se encontrava com apenas cinco vagas disponíveis em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para tratamento de pacientes com Covid-19. Com o apoio necessário, o chefe do Executivo conseguiu concluir a obra no anexo do Hospital Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro), que agora conta com mais de 30 leitos de alta complexidade.

“Era uma obra que estava parada há quatro anos e conseguimos retomar, conquistando mais um importante investimento que será um legado para a população”, frisou o prefeito, lembrando que os investimentos em novos leitos e aquisição de novos equipamentos fizeram do Hospital do Retiro uma referência no tratamento contra a Covid-19.

“É um legado que fica para a população de Volta Redonda. Uma estrutura com ventiladores mecânicos pulmonares, monitores de sinais vitais, entre outros equipamentos, tudo conseguido durante a pandemia e que está à disposição da rede de emergência e de urgência do município”, ressaltou a secretária Conceição.

Reforma e ampliação para melhorar o atendimento

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já entregou a reforma de 10 unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família: UBSs dos bairros Caieiras, Jardim Paraíba e Rústico; e UBSFs dos bairros Água Limpa, Belmonte, Coqueiros, Siderlândia, Vila Americana, Vila Rica-Três Poços e Verde Vale. A construção da Farmácia de Fitoterápicos também foi concluída e será entregue em breve.

E as obras não param. Estão em andamento a reforma e ampliação da UBSF do bairro Santa Cruz; a reforma do prédio 1 da Arena Esportiva do bairro Voldac para receber o Centro Especializado de Reabilitação (CER III); e a reforma da rede de energia elétrica da sede administrativa da SMS.

Investimentos vão continuar

Além das obras já entregues e que estão em execução, o governo municipal planeja mais investimentos na saúde, seja com recursos próprios quanto por meio de parcerias. São reformas em duas policlínicas (Melhor Idade e da Mulher); no Centro de Imagem, no Cais Conforto. Os investimentos contemplam ainda a construção de uma nova UBSF Jardim Cidade do Aço.

Com recursos já liberados pelo Governo do Estado, Volta Redonda também inicia em breve as melhorias em duas importantes unidades de saúde do município: reforma e aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro), com investimento de R$ 18,9 milhões; e reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do bairro Santo Agostinho, com recursos da ordem de R$ 1,9 milhão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também já foi autorizado investimento de R$ 3,4 milhões para a área laboratorial de análises clínicas e exames do município. Outros projetos estão em análise, como a obra de reforma e melhorias para o Hospital São João Batista (HSJB), e a construção da base descentralizada do Samu em Volta Redonda.

O Governo do Estado anunciou também a liberação de recursos (aproximadamente R$ 2 milhões) para a implantação da Central Regional de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Médio Paraíba, no bairro Vila Rica-Tiradentes. A unidade é gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, que viabilizou o projeto e a chegada dos recurs

“Em nome da população de Volta Redonda, agradeço a mais esses importantes investimentos que o governador Cláudio Castro e sua equipe têm realizado em nossa cidade. Conseguimos recuperar unidades, construir novos espaços de atendimento, reforçar a estrutura médica e vamos continuar avançando para a saúde voltar a ser referência”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Imagens de divulgação.
Secom/PMVR