Encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e reuniu mais de 50 conselheiros do Médio Paraíba

Volta Redonda sediou nesta quarta-feira, dia 13, um importante encontro voltado para crianças e adolescentes: uma capacitação para mais de 50 Conselheiros Tutelares do Médio Paraíba sobre o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). Um programa nacional que atua no enfrentamento à letalidade infanto-juvenil de preservação da vida de crianças e adolescentes ameaçados de morte.

O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), for organizado pela Associação dos Conselheiros (Aceterj), junto com a coordenação do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Durante a palestra estavam presentes Conselheiros Tutelares das cidades de Volta Redonda, Barra do Piraí, Quatis, Porto Real, Pinheiral, Itatiaia, Resende, Angra dos Reis, Rio Claro, Mangaratiba e Itaguaí.

A advogada Vera Cristina de Souza, coordenadora geral do PPCAAM, destacou que o principal objetivo do programa é proteger essas crianças e adolescentes. Ela explicou que assim que o programa é acionado é feito uma avaliação dos riscos e possibilidade de proteção e após essa avaliação eles podem, ou não, serem incluídos no programa.

“É sobre isso que falamos aqui hoje. Quem pode e como acionar o programa de proteção, qual é o perfil, quais são as regras da proteção e segurança, e também sobre o aumento dos homicídios de crianças e adolescentes no nosso Estado e no País, que nos preocupa muito. De acordo com os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) por dia 32 crianças e adolescentes são mortas no país”, explicou à coordenadora.

O coordenador da Associação dos Conselheiros regional do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande (Aceterj), José Francisco Moraes de Sá, destacou que esse é o primeiro encontro sobre o tema. “É muito importante que os conselheiros saibam como aplicar as medidas e fazer os encaminhamentos”, disse.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Denise Alves de Carvalho, explicou que anterior ao processo de encaminhamento para o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) existe o acionamento de toda Rede de Proteção do município, que encaminha os casos para o Conselho Tutelar.

“Estamos tendo a honra de receber os conselheiros para uma capacitação tão importante como essa. Na maioria das vezes as crianças, os adolescentes e seus familiares ficam sem saber a quem procurar. Com essa capacitação todos terão as informações desse programa para atender melhor essas crianças e adolescentes, principalmente as do nosso município”, disse Denise.

Para o Conselheiro Tutelar de Volta Redonda, Bruno Nicolau, essa iniciativa é de suma importância para o bom desenvolvimento do trabalho.

“Esse encontro, além de integrar os conselhos da região, serve também para conhecer o trabalho realizado pelo PPCAAM. Assim, todos trabalhando junto com o Conselho da Regional, vão estar em sincronia. Isso facilita muito o nosso trabalho. Se uma criança de Volta Redonda que estiver em risco, por exemplo, precisar ser acolhida em outra região será mais fácil, pois já estaremos com esses laços estreitados”, disse Bruno.

Secom VR