Objetivo é suprir carência de professores e de outras funções na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda vem trabalhando constantemente para equacionar a falta de profissionais da rede pública do município. Nesta quinta-feira (14), cerca de 60 profissionais concursados iniciaram suas atividades em unidades escolares, e uma nova convocação foi feita neste mês de abril, chamando mais 60. No total, mais de 400 pessoas já foram chamadas neste ano para integrar o quadro da SME.

Na relação de profissionais que iniciaram nesta semana, a grande maioria é para o cargo de Docente II (47). Também começaram a trabalhar nas escolas profissionais dos seguintes cargos: Docente I (Educação Física, Ciências e Matemática), Orientador e Supervisor Educacional e Auxiliar de Educação Infantil.

Em outra convocação, já publicada no site da prefeitura e com chamamento de mais 60 profissionais que devem iniciar suas atividades no dia 9 de maio, o objetivo é atender demandas de cargos como: Docente I (História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa); Docente II; Agente Escolar; Auxiliar de Educação Infantil; Orientador Educacional.

“Também solicitamos abertura de processo seletivo para os cargos de Auxiliar de Educação Infantil, para suprir carências provisórias ocasionadas por licenças prolongadas e concessões de readaptação funcional e/ou redução de carga horária. E também para a função de cuidador, por conta de o número de profissionais estar abaixo das necessidades para atendimento à demanda”, explicou Rosele Conceição de Souza Marcelino, diretora do Departamento Geral Administrativo (DGA) da SME.

A secretaria de Educação ressalta que a maior parte das convocações atende à necessidade de contratação de profissionais para vagas fixas, ou seja, para cargo de funcionário concursado, conforme rege a legislação. Sendo assim, a SME não pode utilizar outra forma de contratação, outro regime como o REDA (Regime Especial de Direito Administrativo), por exemplo, para essas vagas. Esse tipo de contratação (REDA) só pode ser feita para vagas provisórias, que atendem, por exemplo, situações de licenças maternidade e licença sem vencimento.

“Nem todos os profissionais convocados comparecem e precisamos seguir a legislação, chamar os aprovados em concurso público primeiro. Só com as convocações esgotadas, podemos abrir processo seletivo. É um trabalho constante para equacionar essa carência na rede e oferecer um ensino de qualidade aos nossos mais de 36 mil alunos”, afirmou a secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê.

Foto: Arquivo- Secom