Objetivo foi cumprir mais uma etapa para o convênio que prevê a volta da Guarda Municipal armada nas ruas

Três agentes da Polícia Federal (PF) estiveram nesta semana na sede da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR). Cumprindo mais uma etapa do processo de celebração do novo convênio com a instituição e que dará novamente o direito aos agentes da corporação de usar arma de fogo durante o exercício de suas funções nas ruas.

Na visita foram inspecionadas as instalações da Guarda Municipal, localizada na Ilha São João, além da Corregedoria e da Ouvidoria da corporação, que são determinações previstas no processo. De acordo com os agentes da PF Ricardo Lemos, Walter Hermes e Gilberto Oliveira, as instalações vistoriadas preencheram os requisitos necessários.

O convênio que autorizada o uso de armas pelos guardas municipais durante o trabalho, já havia sido firmado em 2015 quando o atual secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa era o comandante da GMVR. Mas o mesmo expirou em 2017, pois novas leis obrigaram a corporação a fazer as adaptações e se adequar.

Várias etapas foram cumpridas e, para o comandante da GMVR, inspetor João Batista dos Reis, “acredito que estamos na reta final do cumprimento das exigências e que, em breve, vamos celebrar a assinatura do novo convênio”, afirmou.

Na opinião do secretário Luiz Henrique “assim como foi feito antes, acredito no retorno da guarda armada para que ela fique mais preparada para atender à demanda social, após cumprir todos os requisitos estabelecidos, principalmente de treinamento e legalidade sobre as suas ações. Estamos dando todo o apoio, pois no último governo municipal as armas foram recolhidas porque não houve interesse em cumprir com os protocolos legais”, constatou.

Foto: GMVR/PMVR