Capacitação reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos da rede pública municipal

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde dessa quinta-feira (12) uma atualização no protocolo de atendimento antirrábico para profissionais da rede pública. A raiva é uma zoonose, isto é, uma doença animal transmissível ao homem.

O encontro aconteceu no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), no bairro Aterrado, com objetivo de apresentar e divulgar as atualizações do Ministério da Saúde. A ação foi direcionada aos profissionais da rede pública municipal, desde a Atenção Básica (UBSs e UBSFs) à rede de urgência e emergência.

A enfermeira da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, citou que o objetivo da capacitação foi orientar os profissionais sobre as notificações de casos.

“O trabalho da vigilância é monitorar casos suspeitos, acompanhar a avaliação e tratamento. Através desse levantamento é possível traçar medidas de controle e prevenção, caso seja necessário. Além da rede pública, a rede particular também faz parte desse monitoramento. Capacitar esses profissionais é fundamental para a melhoria do atendimento em saúde, em todas as situações, principalmente as emergenciais”, falou.

A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, abriu a capacitação destacando que nos últimos anos houve uma mudança no perfil epidemiológico da transmissão da raiva. Graças às campanhas de vacinação antirrábica para cães e gatos, há décadas o município não registra confirmação da doença.

Entretanto, a coordenadora ressaltou que os morcegos têm potencial de transmissão da raiva para outros animais e humanos, por isso, é necessário manter o cuidado e distanciamento desses animais em áreas rurais e urbanas.

“A transmissão da raiva se dá através da mordedura do animal infectado. A sintomatologia dessa doença no morcego consiste em incapacidade de caminhar e voar, tremores, e apresentam o comportamento de afastamento do grupo. É importante dizer que os morcegos são animais protegidos por lei federal, não podem ser mortos, nem maltratados. Quando uma pessoa se deparar com um animal desse, é preciso manter o cuidado, não manusear”, disse Janaína, acrescentando que a campanha de vacinação antirrábica neste ano está prevista para ser iniciada na segunda quinzena de agosto.

O médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, explicou que em caso de acidente causado por mordedura, arranhadura de morcego ou de algum outro animal que não esteja vacinado, o morador deve procurar atendimento médico imediato em qualquer unidade básica de saúde (UBSs e UBSFs). O atendimento também é oferecido nos serviços de urgência e emergência, em especial nos hospitais municipais: Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e Munir Rafful (Retiro).

“No caso de agressão a animais domésticos ou mesmo contato do animal doméstico com morcegos, o morador também deve procurar atendimento no serviço de saúde. Nesses casos o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também será acionado. Em Volta Redonda, disponibilizamos tratamento antirrábico humano na rede pública, é fundamental que o morador nessas situações procure orientação médica o quanto antes”, comentou.

Foto: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR