Ação acontecerá no evento Mega Cidadania Aqui (Vila), nas UBSFs Vila Mury e Conforto, nos shoppings Sider e Park Sul, e no Zoo-VR

Neste fim de semana, dias 28 (sábado) e 29 (domingo), Volta Redonda vai promover um plantão especial de vacinação contra a Covid-19 e contra Gripe em diversos pontos da cidade. Uma edição especial acontecerá no evento Mega Cidadania Aqui, que será realizado no sábado, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. Realizado pela prefeitura, por meio da secretaria de Saúde (SMS), o plantão também atenderá o público-alvo nos shoppings Park Sul e Sider, no Zoológico Municipal (Zoo-VR) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros Vila Mury e Conforto.

Mega Cidadania
Durante o Mega Cidadania, que vai promover ações sociais, de cidadania, entre outras atividades para população no sábado, a secretaria de Saúde vai realizar a vacinação contra Gripe e contra Covid-19 das 9h às 16h, na Praça Brasil (Vila). A partir de uma reunião entre o setor de Vigilância em Saúde da SMS e o vereador Renan Cury, a vacinação contra a gripe será ampliada, exclusivamente neste evento, para outros grupos que não estão contemplados nesta etapa da campanha.

UBSFs
No sábado e no domingo, a UBSF Vila Mury terá aplicação de doses (Covid-19 e Gripe) das 8h às 18h30. Na UBSF Conforto, a vacinação acontece das 8h às 16h.

Shoppings
No shopping Sider, a vacinação será realizada das 10h às 20h (no sábado) e das 14h às 20h (no domingo). No Park Sul – sábado e domingo – das 10h às 20h.

Zoo-VR
No Zoológico Municipal, o plantão de vacinação acontece no sábado e no domingo, das 9h às 16h.

Público
Todas as doses contra a Covid-19 estarão disponíveis nos locais: desde a pediátrica – indicada para crianças de 5 a 11 anos – até a quarta dose, recentemente ampliada para diversos grupos.

Já a vacina contra a Gripe é recomendada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes e puérperas; Trabalhadores da educação; Pessoas com comorbidades; Pessoas com Deficiência permanente; Agentes das forças de segurança e salvamento; das Forças Armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários; e Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

As pessoas que forem se vacinar devem apresentar caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS. Os trabalhadores das categorias listadas acima devem incluir o comprovante de atuação na área.

Confira abaixo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana:

Infantil:

1ª DOSE
Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19;

2ª DOSE
Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais, e também as vacinadas com a primeira dose da Pfizer há dois meses ou mais.

Adulto:

1ª DOSE
Para quem não se vacinou acima de 12 anos;

2ª DOSE
Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;
Segunda dose da Janssen após dois meses da dose única;

3ª DOSE
Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos três meses. Vale lembrar que o reforço é recomendado apenas para pessoas acima de 18 anos, sendo uma determinação do Ministério da Saúde.

4ª DOSE
Idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência, trabalhadores da Educação, Saúde, Segurança Pública e assistentes sociais – em atividade. Além de gestantes e puérperas, que tenham recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Testagem para Covid-19

Aos fins de semana e feriados, os testes para detecção da Covid-19 são realizados na UBSF Vila Mury, das 8h às 18h30. Pessoas com sintomas gripais leves devem procurar atendimento no local. Na UBSF do Conforto, a testagem será feita no sábado e no domingo, das 8h às 16h.

Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.

Foto: Cris Oliveira - Secom/PMVR