Profissionais vão atuar no apoio às equipes de saúde da família, no NASF e nos centros de referência em pediatria

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai contratar cerca de 10 médicos pediatras. Os especialistas vão atuar no matriciamento, apoiando as equipes de saúde de família, principalmente em condições pediátricas crônicas específicas; no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); e nas cinco unidades da Atenção Primária, que também funcionam como centros de referência em pediatria. A carga horária pode variar entre 10 e 40 horas semanais. Os profissionais interessados devem entrar em contato com a SMS pelo telefone: (24) 99200-5225.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Albanéa Trevisan, a contratação de novos profissionais se faz necessária para suprir a demanda com a reorganização da rede de Atenção Primária à Saúde.

“Ampliamos os horários de atuação do especialista, aumentando o acesso a pediatras com a disponibilização de atendimento nas unidades de saúde do Rústico, Jardim Belmonte, Jardim Paraíba, Retiro II e São Luiz, 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira”, disse.

Ela reforçou que qualquer criança que precise do atendimento, os pais ou responsáveis, podem procurar a unidade básica mais próxima de casa.

“A partir da avaliação, em uma das 46 unidades, por enfermeiro ou médico generalista, a criança que precisar poderá ser encaminhada para o pediatra nos centros de referência ou, em caso de urgência, para o Hospital do Retiro, que é a unidade referência no atendimento pediátrico de urgência de Volta Redonda”, esclareceu Albanéa.

A reorganização da rede de Atenção Primária à Saúde tem como objetivo acabar com a sobrecarga no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, ofertando atendimento de pediatria nestas cinco unidades básicas espalhadas por Volta Redonda. A estratégia foi pensada para cobrir a todas as regiões da cidade.

 

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR

Pin It