Entrega de certificados para 138 pessoas, entre adolescentes, adultos e idosos, será feita durante toda semana

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), fará durante toda semana a cerimônia de formatura das primeiras turmas dos cursos de inclusão digital e informática básica realizados em cinco CRASs (Centros de Referência da Assistência Social) do município. Ao todo, 138 pessoas vão receber os certificados, entre adolescentes, adultos e idosos.

Os cursos, iniciados em março, estavam disponíveis nas unidades dos bairros Água Limpa, Três Poços, Dom Bosco, Monte Castelo e Retiro. A programação do curso de Informática Básica incluiu Introdução à Informática; e Pacote Office (Word, Excel e Power Point). A parte de Inclusão Digital para Melhor Idade tem conteúdo diferenciado.

A programação dos eventos de formatura iniciou nesta segunda-feira, dia 05, pelo bairro Água Limpa; na terça, dia 06, receberam o diploma os alunos do Três Poços. Na quarta-feira, dia 07, é a vez do bairro Dom Bosco; na quinta, dia 08, o bairro Monte Castelo; e na sexta-feira, dia 09, o bairro Retiro. Sempre às 14h30.

Uma das alunas do curso de inclusão digital fez uma homenagem aos professores. “Ser professor é um missão de Deus. Obrigada pela paciência na hora de ensinar. Somos gratos pela oportunidade e por você ter nos ensinado a lidar melhor com a informática, que hoje está presente em tarefas simples do dia da dia”, agradeceu Cleide Malta Machado Silva.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que faz questão de participar da entrega dos certificados de conclusão do curso de Inclusão Digital/Informática Básica. “Esse contato com a tecnologia pode ajudar no ingresso ao mercado de trabalho ou apenas facilitar o dia a dia das pessoas. Este primeiro curso também serviu para reaproximar a comunidade dos CRASs, que estavam sem atendimento até dezembro do ano passado”.

Munir lembrou ainda que, até o final de julho, 25 unidades já estarão em funcionamento e a previsão é que todas as 35 que funcionavam até 2016 voltem a receber a população até o final do ano.

As cinco unidades de CRAS que sediaram o curso seguiram o protocolo de segurança exigido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda para prevenção à Covid-19. Cada turma tinha apenas oito alunos para respeitar o distanciamento seguro entre as pessoas, houve higienização das salas na entrada e saída dos alunos; foi disponibilizado álcool gel para higienização das mãos; o material do curso era individual; e foi cobrado o uso correto de máscara.

A diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, a Branca, informou que o mesmo curso será levado para outros CRAS. “Vamos fazer uma programação para que todas as comunidades sejam beneficiadas”, falou.

Foto: Divulgação/PMVR