Proprietário pode sofrer a cobrança de taxa de remoção e ter de pagar diária

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) faz inspeções diárias nos bairros para localizar veículos abandonados, bem como para retirar carcaças de veículos deixadas irregularmente nas ruas. De janeiro até agora, foram recolhidos para o depósito da prefeitura aproximadamente 56 veículos/carcaças em estado de abandono.

Os proprietários dos veículos recolhidos para o depósito municipal devem fazer o pagamento de taxas e diárias para possível retirada. Em geral, eles têm até três dias após a notificação para tirar o veículo das ruas. Caso o prazo não seja cumprido, o recolhimento é feito.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis, as denúncias da população são fundamentais para promover a desobstrução das vias. Os carros abandonados, além de dificultarem a locomoção, servem muitas vezes como foco de insetos, animais peçonhentos e roedores.

“Diariamente, a Guarda Municipal faz esse trabalho de retirar carcaças ou carros velhos abandonados em vias públicas. Primeiro, tentamos localizar o proprietário e o notificamos para que faça a retirada ou guarde o veículo na sua garagem se não tiver condições de uso. Se não o fizer, realizamos o recolhimento e levamos para o depósito municipal. Será cobrada uma taxa de remoção de R$ 63,11 e uma diária de R$ 37,82 do responsável pelo veículo. Se no prazo de 60 dias não houver o resgate, este será liberado para um leilão público, como prevê a legislação municipal”, enfatizou o comandante da Guarda Municipal.

De acordo com João Batista, os veículos abandonados muitas vezes também indicam alguma atividade criminosa. “Em alguns casos, identificamos que carros foram roubados, furtados. Nestes casos, devolvemos aos donos”, disse.

Foto: Divulgação/PMVR