Unidade tem mais de 500 famílias cadastradas e retoma as atividades com todos os serviços da assistência social

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) reabriu na manhã desta quinta-feira, dia 12, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Volta Grande, que homenageia o ex-presidente da associação de moradores local, Paulo Afonso Neto. A unidade não funcionava como centro social há mais de quatro anos e estava fechada desde o início da pandemia. Os moradores estavam recebendo atendimento do Cras do Santo Agostinho. Para retomar os serviços, o Cras foi revitalizado em todos os ambientes.

Além de estar pronto para oferecer todos os serviços da assistência social, durante a inauguração, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Rosane Marques, informou que já estão abertas as inscrições para oficinas de inclusão digital e cursos de estética e cabeleireiro. “Reconstruímos o Cras e queremos trazer a comunidade de volta. A equipe e os serviços sociais já estão prontos para atender as mais de 500 famílias cadastradas e todos que precisarem do Cras”, disse Rosane.

A presidente da associação de moradores do Volta Grande I e III, Maria Mercês, disse estar feliz com a retorno do Cras. “Tenho certeza que muitos serviços vão ser oferecidos aqui. Vou estar aqui, porque a nossa comunidade precisa do Cras”, disse ela. A coordenadora do grupo de Convivência, Marisa Santos, disse que os idosos voltarão a atuar no Cras. “Vamos resgatar tudo de bom que fazíamos. Vamos sair de casa e vir para o Cras”, declarou ela.

O secretário Munir Francisco disse que reabrir o prédio do Cras é importante, mas que é imprescindível que a comunidade volte a frequentar o Cras.

“O Cras, infelizmente, foi transformado em um projeto do governo passado que não deu certo e estava fechado, mas queremos que os moradores retornem para cá. Ele é a porta de entrada da assistência social e a casa das famílias. Vamos voltar com os grupos de convivência de jovens e da terceira idade e diversas oficinas de inclusão produtiva, ações socioeducativas e a brinquedolândia”, disse Munir, destacando em seu discurso uma nova fase da assistência social em Volta Redonda.

“Viramos a página de quatro anos de abandono e vamos pensar no futuro. Voltaremos a ser referência na assistência social no país, com apoio do prefeito Neto, da Câmara Municipal, com uma equipe dedicada e principalmente, com o apoio da população”, discursou o secretário.

Na inauguração, compareceram também os vereadores Ednilson Vampirinho, Paulinho AP, diretores de departamentos da Smac e os familiares do homenageado com o nome da unidade. “O meu pai foi um grande batalhador por este Cras e serviços para o bairro. Obrigado pela lembrança”, agradeceu a filha Elisângela Rangel Neto de Almeida, ao lado da mãe, Dona Terezinha e o irmão Edmilson.