A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) promove nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, atendimentos no CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) do bairro Açude. A ação faz parte do projeto “Secretaria Itinerante”. O objetivo é fazer um cadastro das Pessoas com Deficiência, divulgar o trabalho da secretaria e identificar as demandas.

O secretário da Pessoa com Deficiência, pastor Washington Uchôa, explicou que essa busca ativa é para conhecer a necessidade das famílias e pessoas com deficiência em Volta Redonda.

“Esses encontros têm sido bons, porque temos visto o público-alvo da secretaria e a necessidade de cada um deles. Tem pessoas vindo até mim falando que a secretaria para eles é motivo de esperança, onde eles se sentiam abandonados e agora estão sentindo mais acolhidos. Isso mostra que hoje o Poder Público quer acolhê-los, estar mais perto deles, os ouvindo e trabalhando na causa deles: que é acessibilidade, inclusão e oportunidade de emprego”, disse Uchôa, revelando que a Secretaria da Pessoa com Deficiência está firmando uma parceria com Spani Supermercado para a contratação de pessoas com deficiência.

A equipe da Secretaria da Pessoa com Deficiência atua em parceria com os profissionais dos CRAS, que já estão inseridos na comunidade, utilizando as dependências destas unidades. Não é necessário agendamento prévio para os atendimentos através do “Secretaria Itinerante”.

Carteira da Pessoa com Deficiência
A carteira de passe livre para pessoas com deficiência agora pode ser solicitada através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Para isso, basta o interessado comparecer à SMPD com laudo médico original e uma cópia que comprove a deficiência (com carimbo legível - nome e CRM do profissional); duas cópias de um dos documentos (certidão de nascimento, casamento, identidade ou carteira de trabalho), duas cópias do CPF e mais duas do comprovante de residência no nome da pessoa ou responsável.

A sede da SMPD fica na Rua 17 de Julho, número 20, no Aterrado. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR