Atividade promovida nesta quinta-feira, dia 11, faz parte do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados do homem

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Equipe de Atenção Primária Prisional (EAPP), promoveu nesta quinta-feira, dia 11, ações sociais e de saúde na Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, no bairro Roma I. Participaram do evento, representantes do governo municipal, como o secretário da Pessoa com Deficiência, pastor Washington Uchôa, Josinete Pinto, da SMDH (Secretaria da Mulher e Direitos Humanos), e a responsável pela EAPP, a enfermeira da SMS, Jussara Moreira de Oliveira. Além de membros da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ) e da Igreja Universal do Reino de Deus.

Com o tema “Como driblar o preconceito e cuidar da saúde”, a atividade faz parte do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados do homem. Os detentos puderam atualizar documentos e a caderneta vacinal, inclusive recebendo doses contra a Covid-19. Eles ainda receberam orientações de saúde sobre: Tuberculose, Hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Hepatites Virais e submetidos a exames laboratoriais de rotina.

A subsecretária municipal de Saúde, Rosa Lages, participou do evento e agradeceu à Equipe de Atenção Primária Prisional e à direção da Cadeia Pública pelo olhar mais humanizado com os detentos. “O direito à Saúde é garantido pela Constituição Federal. E ele é possível aqui, graças ao empenho de todos da equipe e da direção da Cadeia Pública. Temos conseguido trazer vários serviços, mais dignidade e saúde aos apenados. Essa equipe maravilhosa está de parabéns”, elogiou.

O diretor da unidade, Oswaldo de Oliveira, lembrou que este projeto tem o objetivo de resgatar a autoestima dos apenados. “Fiz uma pesquisa que mostrou que mais de 50% dos detentos não recebem visitas. Isso acaba ferindo o princípio da isonomia, da igualdade. Queremos que ninguém se sinta inferior a ninguém. Todos receberam seus kits de higiene, puderam receber orientações de saúde e fazer exames. Aqui, hoje, todo mundo é igual”, frisou.

Representando o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Fernando Veloso, o subsecretário de Gestão Operacional da SEAP, João Carlos Olímpio, comentou a importância da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Estado.

“Já fui diretor desta unidade, de 2008 a 2012, e ter o prefeito Neto como parceiro é um privilégio. Essa parceria entre a Prefeitura e o Estado é de grande valia. Os apenados que hoje estão aqui não ficarão presos para sempre, não existe prisão perpétua no Brasil. Então, por isso, é importante serem tratados com dignidade e respeito, porque o que se faz aqui vai repercutir na sociedade. Muitos chegaram aqui por não ter oportunidade, mas aqui estão tendo”, disse Olímpio.

A Equipe de Atenção Primária Prisional é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, dentista e auxiliar de Saúde Bucal, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Âmbito do SUS (PNAISP).

Foto: Geraldo Gonçalves/Secom PMVR