Campanha teve como objetivo intensificar os atendimentos e orientações em relação à saúde física e mental das moradoras de Volta Redonda

Com um saldo para lá de positivo, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fecha a campanha ‘Primavera Rosa’ com 4.644 exames preventivos realizados. A campanha foi criada como incentivo aos cuidados com a saúde da mulher, buscando intensificar os atendimentos e orientações em relação à saúde física e mental das moradoras de Volta Redonda.

Os preventivos ao câncer ginecológico, para as mulheres de 25 a 65 anos, e o exame de mamografia com atenção maior às mulheres de 50 a 69 anos, estavam entre os serviços oferecidos durante a ‘Primavera Rosa’.

De acordo com a responsável pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Vanessa de Lima Huguenin, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, foi possível retomar com as ações antes rotineiras, que estavam suspensas no ano passado.

“Fomos vendo a necessidade de voltar com atividades assistenciais e começamos a nos organizar para implementar essas atividades. E uma delas é a de assistência à saúde da mulher”, explicou a enfermeira.

Segundo Vanessa, os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para os próximos dois anos não são bons, justamente porque as mulheres ficaram desassistidas durante o período mais critico da pandemia em todo o país.

“As estatísticas e as probabilidades, de acordo com o INCA, é de que vamos ter um grande aumento no número de casos, tanto de câncer de mama, quanto de colo de útero. Então, mediante a essa probabilidade estatística que o INCA nos diz, nós temos que agir o mais rápido possível para que possamos detectar a doença precocemente, e assim fornecer a essas mulheres a chance de um tratamento no início da doença”, disse Vanessa.

Para que a campanha fosse um sucesso, a SMS investiu em divulgação e na estruturação de todas as unidades de saúde para acolher essas mulheres. O público LGBTQIA+ também ganhou uma atenção especial durante a campanha. Todos os profissionais das unidades de saúde do município foram capacitados para o acolhimento dessas pessoas.

“O saldo foi muito positivo. Nós tivemos um número bastante expressivo de coleta de exame e de solicitação de mamografia. Fizemos parcerias com as instituições privadas, para conseguir realizar esse número tão expressivo de mamografias. Estamos satisfeitos com esse resultado”, concluiu Vanessa.

Foto: Divulgação/PMVR