Memorial Zumbi e Biblioteca Municipal serão reabertos em 17 de janeiro; no mesmo dia Espaço Zélia Arbex ganha nova exposição

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) aproveitou o recesso escolar no mês de janeiro para fazer a manutenção em equipamentos culturais, onde o público-alvo é formado por estudantes. O Memorial Zumbi e a Biblioteca Municipal, que ficam na Vila Santa Cecília, passam por reparos na infraestrutura e recebem serviços internos até o próximo dia 17 de janeiro.

No Memorial Zumbi são realizados serviços de manutenção na rede elétrica e pintura geral. De acordo com o secretário de Cultura, Anderson de Souza, o local está sendo preparado para receber novas obras de arte para a galeria. “Trabalhamos na aquisição de obras, por meio de doações, de artistas que se dedicam à cultura afro-brasileira para compor o acervo permanente do espaço”, falou.

A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, mais que receber pequenos reparos, está fechada para que a equipe que atua no local intensifique a digitalização de livros para ampliar o acervo disponível nas plataformas digitais. Hoje, cerca de 10 mil exemplares, que compõem o acervo das duas bibliotecas, podem ser consultados online pelo público em geral, no site: https://cultura.voltaredonda.rj.gov.br, aba Biblioteca Online.

O sistema, que permite aos usuários consultarem virtualmente exemplares disponíveis por meio do site da Secretaria de Cultura de Volta Redonda, foi lançado em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro. A “Biblioteca Online” é um sistema virtual para consulta de exemplares nas duas bibliotecas municipais de Volta Redonda: Raul de Leoni e Estação Cidadania.

“Aproveitamos este período em que, historicamente, a frequência de visitas nestes equipamentos culturais é reduzido para investir em manutenção e melhorias no serviço”, falou o secretário de Cultura, Anderson de Souza.

Espaço Zélia Arbex terá exposição sobre o patrimônio histórico de VR

O Espaço das Artes Zélia Arbex, também na Vila Santa Cecília, terá uma nova exposição no mesmo dia da reabertura do Memorial Zumbi e da Biblioteca Municipal. O local vai contar a história do Patrimônio Histórico de Volta Redonda por meio de fotos, banners e documentos. O acervo ficará exposto de forma que o público consiga ver pelo lado de fora do espaço.

Foto: Arquivo/PMVR