Encontro no gabinete da prefeitura alinhou detalhes sobre o ‘Nadando com Thiago Pereira’, que vai beneficiar crianças e adolescentes

O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 26, em seu gabinete, o medalhista olímpico na natação Thiago Pereira, e a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, que também é mãe do nadador volta-redondense. Thiago veio à prefeitura apresentar o projeto “Nadando com Thiago Pereira”, que tem como objetivo, incentivar o acesso gratuito à natação para crianças e jovens entre 7 e 17 anos.

“A primeira meta é ensinar a nadar, pois muitas crianças são vítimas de afogamento no Brasil, e queremos salvar vidas. O projeto também visa fomentar a prática da natação entre os jovens, e transmitir os valores do esporte para essa turma. E quem sabe até encontramos talentos e futuros campeões”, afirmou Thiago, que escolheu o dia em que completou 36 anos para vir apresentar seu primeiro projeto ao prefeito.

Contemplado por lei federal de incentivo ao esporte, o “Nadando com Thiago Pereira” será implementado no Parque Aquático Municipal, na Ilha São João, e tem a meta de atender até 280 crianças e adolescentes em seu completo funcionamento, durante 12 meses. Serão fornecidos todos os materiais, como uniforme, maiô, sunga, touca, óculos, além de medalhas para as competições. A equipe de profissionais que realizarão o projeto contará com um coordenador técnico, três professores, três estagiários e uma assistente social.

“A ideia é democratizar a natação, promover saúde, a inclusão, melhorias na qualidade do ensino, formar cidadãos. Para o futuro, queremos novos Thiagos, criar uma equipe do ‘Nadando com Thiago Pereira’”, destacou Rose.

O projeto contará com patrocínio do setor privado e um deles é um aporte de R$ 500 mil feito pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Durante o encontro no gabinete, o prefeito, Thiago e Rose participaram de uma chamada de vídeo com o gerente geral da Fundação CSN, André Leonard. Segundo André, o projeto será de grande importância para a companhia e para a cidade.

“A gente ficou muito contente em fazer essa parceria, primeiro porque o Thiago é um filho de Volta Redonda e levou a cidade e o orgulho de ser brasileiro para o mundo inteiro. A gente tem orgulho de participar pelo o que ele representa e como pode inspirar muitos a fazer um caminho tão bonito como ele fez. A gente acredita na parceria”, afirmou André.

O prefeito Neto elogiou o ‘Nadando com Thiago Pereira’ e falou sobre a importância do projeto para a cidade.

“O Thiago começou em Volta Redonda e rodou o mundo. Agora, ele volta à cidade para começar algo novo e que tem tudo para ser ampliado pelo país. Tenho certeza que teremos mais apoios e que vamos descobrir novos campeões em nossa cidade”, disse Neto.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR