Iniciativa vai auxiliar flanelinhas e pessoas em situação de rua a se qualificarem profissionalmente

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) lançou nesta quinta-feira (10), com uma aula inaugural no auditório do Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, o projeto “Cidadão VR”. A iniciativa, em parceria com a FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda), visa dar qualificação profissional e formação escolar a flanelinhas e pessoas em situação de rua. O objetivo é promover a integração social, tirando esses moradores das ruas.

O projeto tem duração de três meses e vai atender 60 pessoas. Na segunda-feira (14), terão início as oficinas profissionalizantes e as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que serão oferecidas no contraturno da qualificação técnica no Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, que fica no bairro Aero Clube. Entre os cursos que serão oferecidos estão os de pintura predial, hidráulica, pedreiro de acabamento e pedreiro de alvenaria.

Enquanto estiverem no projeto, os participantes terão direito a uma bolsa no valor de meio salário mínimo, transporte, três alimentações no local (café da manhã, almoço e lanche da tarde), além de uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que o Cidadão VR é mais uma iniciativa do Governo Municipal para diminuir o número de pessoas em situação de rua em Volta Redonda.

“Através deste belíssimo projeto, vamos facilitar o acesso à escolarização, qualificação profissional e colocação no mercado de trabalho, para os usuários atendidos no Abrigo Seu Nadim e no Centro Pop. Eu só tenho que agradecer ao prefeito Neto, por abraçar todos os nossos projetos. Agradeço também aos nossos parceiros que estão aqui. Estamos felizes e emocionados por poder contribuir com mais uma política pública em prol da população que está em situação de rua”, afirmou Munir.

Durante a aula inaugural, a secretária municipal de Educação, que também é diretora-presidente da FEVRE, Therezinha Gonçalves, a Tetê, deu as boas-vindas a todos os participantes do projeto e lembrou os benefícios que a formação dará a essas pessoas.

"Estamos aqui de braços abertos, Smac e Educação. Vocês serão muito bem atendidos. A dedicação dos professores, a preocupação com a formação e a vida, o cuidado, os benefícios que vocês irão conquistar. A gente espera que vocês tenham essa garra, que não desanimem, olhem sempre lá na frente, porque lá é onde as coisas acontecem", disse Tetê, agradecendo a equipe do EJA.

Márcio Frazão, que representou a Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), elogiou a iniciativa da prefeitura em promover a capacitação.

“O comércio, a indústria é onde estão as oportunidades de trabalho. Queremos agradecer em nome da cidade e de toda a sociedade o trabalho assertivo, dessa envergadura, que vai trazer oportunidades para os cidadãos. Reforçamos as palavras da secretária Tetê de vocês acreditarem e investirem o esforço para um futuro, abrindo oportunidades. Podem contar conosco em tudo que pudermos apoiar dentro dessas iniciativas”, garantiu Frazão.

O promotor de Justiça do Ministério Público (MPRJ) Leonardo Kataoka, parabenizou a prefeitura pelo Cidadão VR e o empenho de cada participante do projeto.

“A gente parabeniza a prefeitura e a cada uma das pessoas que aderiram ao projeto. Parabéns pela coragem, pela disponibilidade de vocês. Vejo no olhar de cada um a esperança de uma vida melhor. Para investir num projeto e conseguir uma situação de vida mais digna, produtiva. Vejo também capacidade, potencial, esperança. A gente, Poder Público, acredita muito na capacidade e no potencial de cada um. Se dediquem, aproveitem essa oportunidade. O mercado de trabalho está pronto para recebê-los”, destacou.

Rede de atendimento

Volta Redonda possui uma Rede Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua estruturada, considerando o fluxo de pessoas utilizando os logradouros públicos como moradia temporária ou em trânsito.

Entre os equipamentos que compõem a rede de assistência, estão o Centro Pop, o Serviço de Abordagem, Abrigo Municipal Seu Nadim, a parceria com o abrigo SOS, além de o município oferecer passagem para que o migrante volte para a sua cidade de origem.

Por localizar-se em uma região estratégica e ser considerada uma cidade de grande porte, Volta Redonda acaba se tornando atrativa para migrantes, que demandam atendimento especializado, principalmente em decorrência dos impactos socioeconômicos durante a pandemia.

Pesquisas em âmbito nacional apontam para um perfil para essa população, que apesar de mudanças recentes em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, retrata a realidade de um segmento composto majoritariamente por pessoas do sexo masculino, negros e pardos, jovens, que apresentam histórico de conflito familiar, vulnerabilidade social acirrada pelas taxas de desemprego ou uso abusivo de substâncias psicoativas. A população em situação de rua em Volta Redonda apresenta um perfil similar, de acordo com os dados apresentados pelos serviços especializados da Assistência Social da cidade.

Foto: Divulgação/Secom PMVR