Inscrições pelo site da universidade iniciam no próximo dia 28 de março; aula inaugural será em 18 de abril

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (CoodJuv) e da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda), firmou uma parceria com o ICEx (Instituto de Ciências Exatas) da UFF (Universidade Federal Fluminense) para ações e projetos. O primeiro a ser aprovado foi o curso pré-vestibular gratuito no município. A princípio, serão ofertadas 40 vagas a serem distribuídas para candidatos previamente selecionados entre estudantes de escolas públicas e estudantes bolsistas de escolas particulares de Volta Redonda.

Os critérios estarão em edital a ser publicado na próxima semana e levarão em conta alunos que já concluíram o ensino médio; alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio; prioritariamente em vulnerabilidade social.

As inscrições poderão ser feitas pelo site oficial do ICEx-UFF entre os dias 28 de março e 08 de abril de 2022. A aula inaugural do curso Pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcada para 18 de abril. As aulas serão ministradas nas segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. O curso para o ano letivo de 2022 vai até o mês de novembro, com recesso de quinze dias em julho.

De acordo com a coordenadora municipal de Juventude, Larissa Garcez, a parceria com a universidade está sendo desenhada desde o final do mês passado e, na quarta-feira, 09, houve uma reunião para finalizar o projeto com representantes da FEVRE, UFF e Coordjuv.

“Esta parceria foi possível graças ao Termo de Cooperação assinado com a UFF em novembro do ano passado pelo prefeito Antônio Francisco Neto. A UFF vem sendo grande parceira do município e nas próximas semanas também vamos divulgar nova parceria com o ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais)”, contou Larissa, ressaltando que o objetivo é preparar os alunos para os exames de vestibular de universidades públicas e particulares, em especial o Enem. “Esse curso, formulado com a participação dos jovens universitários, oferecerá ensino de qualidade e gratuito aos alunos”, afirmou.

Segundo a organização do projeto o curso vai incluir as disciplinas: Matemática, Física e Química e as aulas serão ministradas pelos universitários com supervisão dos professores. A ação de Extensão atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.

A professora da UFF, Lígia Maria Mendonça Vieira, afirmou que uma vez que os jovens mais carentes têm acesso limitado às universidades públicas essencialmente por suas dificuldades sócio-econômicas, torna-se necessário criar alternativas que melhorem sua competitividade de ingresso às universidades e, consequentemente, terem sua inclusão social fortalecida.

“Entendo que a UFF tem compromissos com a educação de modo geral e de maneira especial com o desenvolvimento do município de Volta Redonda, consubstanciados por meio de protocolos de cooperação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico, produção, informação técnico-científico, e educação continuada e permanente. Dessa forma, somam-se os esforços dos professores, técnicos e alunos envolvidos para concretizar o curso Pré-Enem”, acrescentou.

Foto: Divulgação – Secom/PMVR