Seminário online ‘Cooperação em E-commerce Cross-Border para Países em Desenvolvimento’ terá 25 vagas disponíveis

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), através da diretoria de Relações Internacionais, firmou uma parceria com o Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro para oferecer cursos que vão atender tanto ao setor público quanto ao privado. O primeiro deles, que vai acontecer entre os dias 7 e 20 de abril, será o seminário online em “Cooperação em E-commerce Cross-Border para Países em Desenvolvimento”.

São 25 vagas oferecidas, disponibilizadas através de um processo seletivo. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março, até às 16h, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entre os requisitos necessários para os candidatos às vagas estão: domínio da língua inglesa; ser profissional das áreas de entrega ou logística e empresários que possuam e-commerce e áreas correlatas. Além disso, o candidato precisa ser representante governamental, professor universitário, pesquisador em instituto de pesquisa científica, técnico e administrador em postagem, representante de logística expressa ou empresário.

As aulas vão acontecer de forma online, em dois horários alternativos, e serão ministradas em inglês. Os professores são do Instituto de Pesquisa de Postagem e Telecomunicação da Universidade de Wuhan, na China.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Isabela Penna, essa é uma oportunidade para que o público-alvo desse seminário possa entrar em contato com outros países em desenvolvimento.

“Assim, eles poderão trocar experiências, entender como o comércio eletrônico tem funcionado durante e pós-pandemia, além de ser uma oportunidade para que eles possam pensar em exportar, e não vender apenas para o mercado nacional”, disse a diretora.

O próximo seminário confirmado será realizado em junho, e será voltado para a área de saúde, com a temática de prevenção e controle de doenças infecciosas.

Volta Redonda no cenário internacional

A Diretoria de Relações Internacionais foi criada em janeiro deste ano por determinação do prefeito Antonio Francisco Neto, entre as principais funções da nova diretoria está a promoção do município através de políticas de relações internacionais e o fomento do comércio exterior.

“O que queremos com o novo departamento é introduzir Volta Redonda no cenário internacional, para promover o desenvolvimento econômico através de novas parcerias internacionais. Isso irá alavancar o crescimento da cidade e permitir que esteja um passo à frente no caminho do progresso e da globalização”, afirmou Neto.

Alinhado ao pensamento do prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, também reiterou a importância de aprofundar as relações do município com o internacional, a fim de gerar novas oportunidades.

“É fundamental buscar novas parcerias, nos mais diversos segmentos, e atrair novas empresas e investidores. Abrir o município para o cenário internacional permite aumentar a nossa capacidade de desenvolvimento e de diversificação da nossa economia”, destacou Sodré.