Canteiros de obras já começaram a ser montados e empreiteira inicia contratação de mão de obra nesta sexta-feira

O Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda terá início pela troca das lâmpadas de sódio (amarelas) pelos modelos de LED. A ação ficou acertada entre o prefeito Antonio Francisco Neto e representantes das empresas responsáveis pelas obras, durante reunião realizada nesta semana. Serão cerca de 27 mil pontos de iluminação trocados dentro das obras já aprovadas e com parte dos recursos liberados pelo Governo do Estado. O projeto terá um total de cerca de R$ 140 milhões em investimento, envolvendo ainda intervenções na estrutura viária, contemplando pavimentação, sinalização, calçadas, ciclovias, obras de arte especial de engenharia, sistemas inteligentes de tráfego e a iluminação pública.

A troca das lâmpadas acontecerá enquanto as fundações dos viadutos e da ponte previstos no plano são iniciadas. A fase DeMob 1 do projeto contempla 12.492 mil pontos atendidos com lâmpadas LED, e com a segunda etapa (DeMob 2), serão mais 14.356 lâmpadas. Essa quantidade vai garantir a cobertura de toda a cidade com a nova iluminação, que melhora a luminosidade dos espaços, oferecendo mais segurança e economia aos cofres públicos.

“Iniciamos a instalação de LED com recursos próprios, atendendo primeiramente os centros comerciais. Agora, vamos levar mais luminosidade para toda a cidade com o Plano de Mobilidade Urbana. Volta Redonda tem uma gratidão eterna com o governador Cláudio Castro pelos investimentos que vem fazendo em nossa cidade e que estão transformando ela num verdadeiro canteiro de obras. Estamos reconstruindo nossa cidade”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

A empreiteira Santa Luzia, que será responsável pelas fases DeMob 2 e 3 do plano, já começou a montar o canteiro de obras no campo do bairro Aero Clube, ao lado do kartódromo. A empresa iniciará nesta sexta-feira, dia 25, a contratação de 30 pessoas para funções como: pedreiro, ajudante, servente, carpinteiro, armador, motorista de caminhão, operador de retroescavadeira e de caminhão munck.

Encarregada das obras da fase DeMob 1, a empresa Metropolitana já iniciou a montagem do canteiro de obras em um terreno ao lado da base da Petrobras, no bairro Vila Americana.

“Estamos conversando para agilizar também as obras nas calçadas, que são mais rápidas de serem executadas e melhoram muito o dia a dia da população”, acrescentou o prefeito Neto, lembrando que o projeto contempla ainda a criação de ciclovias e novo asfaltamento.

Parte dos recursos já foi liberada

O Governo do Estado liberou neste mês de março, os primeiros empenhos de recursos para as obras do projeto de Mobilidade Urbana – dentre eles, R$ 20 milhões para a primeira etapa do projeto – que atenderão as fases denominadas DeMob 1 e DeMob 3. Todo o processo até a liberação dos recursos envolve desde a licitação da empresa responsável pela obra, passa pela publicação em Diário Oficial, assinatura do contrato, empenho, até a liberação do dinheiro. A fase DeMob 2 também já teve o contrato assinado.

Etapas

A primeira etapa do projeto de Mobilidade Urbana, chamada de DeMob 1, envolve a construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul – ligando os bairros Jardim Amália e Aterrado – e de 15 quilômetros de corredor de transporte público com faixas exclusivas. Somente nesta fase são R$ 66 milhões investidos.

A etapa intitulada DeMob2 contempla inicialmente a construção de 23 abrigos/estações ao longo de corredor de transporte. Também estão envolvidos nessa fase, a padronização de calçadas e equipamentos de acessibilidade com o objetivo de integrar as viagens a pé com modal transporte público; a construção de mais uma ciclovia; e a modernização do parque de iluminação pública, com a continuação da troca de lâmpadas de vapor de sódio por modelos de LED. São mais de R$ 42 milhões previstos em investimentos nesta fase.

A ação proposta para a demanda DeMob 3 contará com a construção de ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, transpondo não só o rio, mas um clube existente na margem oposta e a Avenida Desembargador Ellis Hermydio Figueira. Com 418 metros, a ponte será formada por três rampas e uma pista de mão dupla, além de uma passarela coberta de 2,70 metros, por toda sua extensão.

Foto: Divulgação- Secom/PMVR