Devem ser imunizados 1.600 alunos que tiveram autorização dos pais; objetivo da Secretaria de Saúde é aumentar cobertura vacinal do público de 5 a 11 anos

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a vacinação de crianças da rede municipal de ensino contra a Covid-19. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa foi lançada nessa quinta (24).

Os pais estão recebendo da direção das escolas um folheto informativo sobre a vacinação e com o pedido de autorização para vacinar as crianças no ambiente escolar. Estão sendo imunizados alunos de 5 a 11 anos e a estimativa da secretaria de Saúde é vacinar 1.600 crianças desta faixa etária, já autorizados pelos pais.

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, está sendo disponibilizada ainda uma repescagem de 1ª dose, além de ter sido aberta a possibilidade das pessoas completarem o esquema vacinal com a aplicação da 2ª dose dos imunizantes CoronaVac e Pfizer.

Até o momento, a secretaria de Saúde aponta que mais de 12 mil crianças já receberam o imunizante em Volta Redonda. A vacinação no ambiente escolar está sendo feita após o recreio dos alunos no turno das aulas. Ou seja, pela manhã ocorre entre 10h e 11h e à tarde entre 15h30 e 16h.

As primeiras escolas municipais atendidas são as do ensino fundamental II – do 6º ao 9º ano. Na quinta-feira, alunos da Escola Municipal Sergipe foram os primeiros a receberem o serviço de imunização.
Na sexta-feira, a Escola Municipal Lions Club foi a segunda escola contemplada. Nesta segunda-feira, dia 28, mais de 80 alunos do Colégio Delce Horta Delgado foram vacinados, a maioria tomou a segunda dose.

A diretora do Colégio Delce Horta Delgado, Fátima L. dos Santos Romão, comentou a importância da imunização para a redução de casos da Covid-19.
“A vacinação é de grande relevância em saúde pública uma vez que previne contra formas graves e óbitos pela Covid-19. Nesta faixa etária, de 5 a 11 anos, a imunização é fundamental para diminuir a transmissibilidade da doença”, comentou a diretora.

Para a aluna Marina Gama Poly, de 11 anos, receber a vacina na escola foi algo muito especial na companhia das amigas.
“Acho importante se vacinar e receber a dose na escola foi diferente, minhas amigas estiveram perto de mim sendo um momento especial”, disse.

Talles Henrique Pinheiro Toledo, de 11 anos, tomou a segunda dose. Ele aproveitou para reforçar que todas as crianças devem se vacinar o quanto antes.
“Tomei a segunda dose da vacina e fiz isso não só por mim, mas por todos. É muito importante se vacinar, quero pedir que todas as crianças se vacinem para ficarem mais protegidos contra a Covid-19”, ressaltou Talles.

Isaac Cardoso, também de 11 anos, frisou que anteriormente as crianças estavam desprotegidas sem a vacinação.
“Antes não tínhamos proteção e nem poderíamos nos vacinar, mas agora com a vacina todos devem se proteger, é uma oportunidade única”, disse.

Lays Rodrigues, de 11 anos, comentou que toda a família se vacinou contra a Covid-19.
“Lá em casa todo mundo já se vacinou, meus pais assinaram a autorização prontamente e ficaram felizes com a iniciativa da prefeitura”, comentou.


Vacinação infantil contra a Covid-19 segue nas unidades de saúde

A vacina contra a Covid-19 continua sendo ofertada em todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs). Primeiras e segundas doses são aplicadas das 09h às 16h.
Algumas unidades funcionam com horário estendido, até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande. As crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Documentos necessários: caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS da criança.

 

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR

Pin It