Curso é oferecido à comunidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a UFF

As inscrições para o pré-vestibular gratuito, oferecido à comunidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a UFF (Universidade Federal Fluminense), superaram a marca de 200 candidatos. O curso é voltado a estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares da cidade.

O projeto ocorre por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoodJuv), da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda) e do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFF. Para participar os interessados têm até o dia 8 deste mês para se cadastrar, através do site oficial do ICEx (icex.sites.uff.br).

A princípio, serão ofertadas 40 vagas. Prioritariamente, serão selecionados alunos que estejam em vulnerabilidade social, além dos que já concluíram ou que estejam cursando o 3º Ano do Ensino Médio.

Para a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, as inscrições superaram as expectativas iniciais e demonstraram a importância de projetos como esses em Volta Redonda.

“As inscrições começaram na segunda-feira passada e no segundo dia já tínhamos 70 inscrições. Até o momento, temos 213 pessoas cadastradas. As vagas serão distribuídas para os selecionados pelo setor do censo social da universidade, conforme o edital”, ressaltou Larissa.

O curso vai incluir as disciplinas: Matemática, Física e Química e as aulas serão ministradas pelos universitários com supervisão dos professores. A ação de Extensão atende à Resolução número 7 de 18 de dezembro de 2018 do MEC (Ministério da Educação), que determina que os universitários apliquem o conhecimento adquirido na comunidade.

A professora da UFF e uma das coordenadoras do projeto, Lígia Maria Mendonça Vieira, também lembrou que a procura pelo Pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) superou as expectativas dos organizadores. “Estamos muito felizes em saber que os nossos jovens e adolescentes estão buscando meios para ingressarem na universidade. Isso nos dá mais incentivo para a possibilidade de ampliação deste projeto”, comentou Lígia.

A aula inaugural do curso está marcada para o próximo dia 18. As aulas serão ministradas nas segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado. O curso para o ano letivo de 2022 vai até o mês de novembro, com recesso de quinze dias em julho.