Unidade, que conta com subsídios e coordenação da prefeitura, também serviu quase 20 mil desjejuns

O Restaurante Popular de Volta Redonda contabilizou 105.030 almoços e 19.718 desjejuns (café da manhã) servidos nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. O resultado faz da unidade o equipamento de segurança alimentar com maior alcance do município, atendendo milhares de pessoas que fazem as principais refeições do dia no local.

Gerido por uma empresa privada, com subsídios e coordenação da prefeitura, o restaurante garante alimentação de qualidade a custo baixo para a população. Com o subsídio de mais de 50% dado pela prefeitura, o almoço sai a R$ 3,50 e o café da manhã a R$ 1,50 para a população. O almoço tem custo total de R$ 8,83 e o governo municipal arca com R$ 5,33 deste valor; o desjejum sai a R$ 3,07, sendo R$ 1,57 pago pela prefeitura.

Diariamente, o cardápio do almoço inclui salada de folhas; salada de leguminosas; acompanhamento: arroz branco, feijão preto ou carioca; guarnição; proteína (carne); suco; e sobremesa. Nos dias de suínos ou pescados, o restaurante oferece ovos como opção. O café da manhã conta com pão francês com margarina, café ou café com leite.

“Além da qualidade do alimento servido, oferecemos um cardápio diversificado, cujo preparo e armazenamento são acompanhados pela prefeitura, através da coordenação de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac)”, disse a coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Cristiane Seabra.

Ela lembrou que um dos nossos primeiros direitos é o direito à alimentação adequada em qualidade e quantidade.

“E Volta Redonda se destaca em Segurança Alimentar com equipamentos como Restaurante Popular e o Banco de Alimentos”, falou Cristiane.

O Restaurante Popular fica na Avenida Integração, no bairro Aterrado, e funciona de segunda a sexta-feira: das 7h às 9h (desjejum), e das 10h30 às 14h30 (almoço).

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR