No período, órgão registrou 604 ocorrências, com 174 interdições de imóveis; a maioria das ações ocorreu de forma preventiva

A Coordenadoria de Defesa Civil de Volta Redonda divulgou o balanço do Alerta de Verão 2021/2022 - entre os dias 1º de novembro e 31 de março. Durante o período, foram 604 ocorrências, com 174 interdições de imóveis e 32 famílias afetadas - a maioria das ações ocorreram de forma preventiva. O bairro mais afetado foi o bairro Retiro, sendo a queda de árvores a ocorrência mais comum. Apesar do fim do período de alerta, a Defesa Civil se mantém de prontidão.

Durante os cinco meses, o volume de chuva foi 8% maior que o registrado no período de 2020/2021, com total de precipitação de 1.029,2 milímetros, nível considerado alto, mas esperado para o período de alerta.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, o órgão se mantém preparado durante todo o ano, mas de janeiro a outubro, quando as chuvas costumam ser diárias, o trabalho é intensificado, inclusive mobilizando outras secretarias e setores do Poder Público.

“Apesar da cidade sofrer com os mesmos problemas vistos em outras de média e grande porte do país, Volta Redonda se mostrou bem preparada. É uma cidade resiliente, inclusive reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ser resiliente é ter capacidade de resposta imediata frente aos eventos de natureza hídrica, química, geológica e humana. Junto a isso, é importante mantermos o plano de contingenciamento atualizado, visto que problemas como alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos não escolhem hora para acontecer”, destacou Rubens.

Pelo menos dois temporais de maior volume causaram transtornos ao longo dos últimos cinco meses - como alagamentos e queda de árvores. Na ocasião, essas chuvas atípicas ficaram concentradas na área central da cidade (Vila Santa Cecília, Aterrado e Avenida Amaral Peixoto) e na região do Retiro, Vila Mury, Vila Brasília e adjacências. Para prevenir, a prefeitura focou em ações emergenciais como forma de antecipar cenários de risco e prevenção de desastres, entre elas: desentupimento de ralos e bueiros, dragagem de córregos e a construção de contenção de encostas, através do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda).

Conscientização ambiental

A Defesa Civil vem atuando na conscientização ambiental da população, através de ciclos de palestras que visam incentivar as boas práticas e a manutenção de atos seguros. Entre as orientações estão os riscos de construções irregulares, escavações, ocupações desordenadas e a importância da reciclagem limpa - que garante o despejo correto de materiais recicláveis, impedindo que eles obstruam rios, córregos e seus afluentes.

"Todos esses comportamentos inseguros norteiam os fenômenos climáticos que podem saturar o solo, elevar as cotas de rios, córregos e etc. Não dá para você pensar em Defesa Civil hoje sem um comportamento ambiental", ressaltou Rubens.

As palestras podem ser solicitadas por instituições públicas e privadas, a partir dos contatos para agendamentos com a sede da Defesa Civil, pelo telefone: (24) 3339- 2065.

Foto: Divulgação/Secom PMVR