Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência atende 130 usuários, promovendo autonomia e independência

Depois de ficar fechado por mais de dois anos, o Centro-Dia para Pessoa com Deficiência (CAPD) retomou suas atividades nesta semana. Localizado no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda, o espaço oferece atendimento a adultos do município com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências, com idade entre 18 e 59 anos. No local são atendidas atualmente 130 pessoas com deficiências, com capacidade para atender até 180 usuários.

Dona Marli da Silva Patrício, avó de Pablo Fabrício de Paula, de 34 anos, disse que hoje (terça-feira, 26) foi um dia especial.

“O CAPD é a vida deles e ver esse espaço sendo reaberto foi muito emocionante. Essa noite o Pablo não dormiu de tão ansioso que ele estava para voltar. E ver a alegria dele aqui me fez chorar”, disse a avó.

Ela conta que cuida do neto há 33 anos, desde quando a mãe dele faleceu, e que há 10 anos Pablo frequenta o CAPD.

“Desde que começou a vir para cá, a vida dele vem mudando. Há dez anos ele era muito dependente e muito calado. Agora toma até banho sozinho e aprendeu a trabalhar. Só tenho a agradecer ao prefeito Neto por reabrir esse espaço e assim voltar a ver o Pablo feliz”, disse emocionada.

A unidade, que está ligada ao Departamento de Proteção Especial (DPES) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC), passou recentemente por obras de revitalização para voltar a oferecer atendimento aos seus usuários. Foi realizada a troca de telhado e piso, substituição de rede de seguranças nas janelas, manutenção dos equipamentos em geral e pintura.

Os atendimentos serão realizados duas vezes por semana, pela manhã ou à tarde, para cada usuário conforme a opção da família. Entre as atividades previstas estão às oficinas de pintura, artesanato, desenho, bijuteria, com atendimentos específicos para o desenvolvimento da psicomotricidade, postura corporal, interação social. Além dos grupos operativos, realizados pela equipe técnica, que visam o entendimento do "novo normal", para desmistificar o medo que foi identificado em cada família.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPES), Denise de Carvalho, a unidade oferece suporte à pessoa com deficiência (PCD) e também às suas famílias.

“O Centro-Dia tem como objetivo oportunizar aos usuários e seus familiares, o desenvolvimento da autonomia e independência, visando a diminuição do estresse em virtude dos cuidados prolongados e, assim, diminuir as situações de vulnerabilidade”, diz a diretora.

Segundo a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, a reabertura do CAPD significa um grande avanço para Volta Redonda.

“O CAPD é muito importante para estimular o desenvolvimento da autonomia, a melhora da qualidade de vida e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços. Com a reabertura do CAPD, que foi totalmente revitalizado, será possível promover o desenvolvimento dos atendidos, por meio das atividades lúdico-recreativas realizadas durante os atendimentos”, disse Carla.

A coordenadora do CAPD, Beth Melo afirma que o trabalho ofertado pelo Centro-Dia no cenário atual contribui significativamente com as famílias.

“O isolamento social, decorrente da pandemia, trouxe aos atendidos prejuízos em toda ordem, mas principalmente no que se refere às questões emocionais de todo núcleo familiar”.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom