Além de idosos e profissionais de saúde, público-alvo da segunda etapa também começa a ser imunizado

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o Dia D da Vacinação contra a Gripe e o Sarampo neste sábado, dia 30. Vale lembrar que a dose contra o Sarampo é recomendada para crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, e trabalhadores da área da saúde. Já a vacinação contra a gripe contempla idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde.

Para este Dia D, o município antecipou a vacinação do público-alvo da segunda etapa da campanha contra a gripe, que também começa a ser vacinado a partir desse sábado. A segunda etapa segue até o dia 3 de junho e contempla os seguintes grupos:

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes e puérperas; Trabalhadores da educação; Pessoas com comorbidades; Pessoas com Deficiência permanente; Agentes das forças de segurança e salvamento; das Forças Armadas; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários; e Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

Todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) estarão abertas neste sábado, das 8h às 16h, e também os shoppings Sider e Park Sul, das 9h às 20h. A vacina da Covid-19 também estará sendo feita em todas as unidades nesse sábado, e pode ser aplicada simultaneamente à vacina do sarampo e à da gripe, se houver indicação, exceto para crianças de 5 a 11 anos.

A enfermeira da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, citou que o objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza.

“Nossa meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra Influenza. Crianças, gestantes e puérperas devem atualizar a caderneta o quanto antes”, disse Milene.

Município amplia quarta dose contra Covid-19 neste fim de semana

A secretaria de Saúde amplia a partir deste fim de semana (sábado e domingo), no plantão de vacinação, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos. A medida é válida para as pessoas que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Os locais de vacinação no fim de semana são: UBSF Vila Mury e shoppings Sider e Park Sul. O horário de aplicação na UBSF Vila Mury é das 8h às 18h30. No Sider Shopping: sábado, das 9h às 20h; e domingo, das 14h às 20h. No shopping Park Sul, as doses serão aplicadas das 9h às 20h.

Demais doses contra Covid-19 também serão aplicadas tanto para crianças quanto para adultos e idosos.

Confira abaixo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana:

Infantil:

1ª DOSE
Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19;

2ª DOSE
Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais, e também as vacinadas com a primeira dose da Pfizer há 2 meses ou mais.

Adulto:

1ª DOSE
Para quem não se vacinou, acima de 12 anos;

2ª DOSE
Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;
Segunda dose da Janssen após dois meses da dose única;

3ª DOSE
Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até pelo menos três meses;

4ª DOSE
Idosos de 60 anos ou mais e pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, diabéticas ou com obesidade grau 3, que tenham recebido a 3ª dose até pelo menos quatro meses.

Testagem para Covid-19

Aos fins de semana e feriados, os testes para detecção da Covid-19 são realizados na UBSF Vila Mury, das 8h às 18h30. Pessoas com sintomas gripais leves devem procurar atendimento no local.

Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.

Foto: Arquivo- Secom