Espaço é dedicado à literatura afro-brasileira e presta homenagem a Sérgio Alves Zacarias, defensor da igualdade racial no município

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda reabriu no último sábado (30) a biblioteca Sérgio Alves Zacarias no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. A biblioteca leva o nome de um dos defensores da igualdade racial no município. Sérgio Alves, carinhosamente chamado de Zacarias, participou ativamente dos projetos do Clube Palmares, na segunda geração.

Também foi coordenador da Unegro, entidade de cunho nacional formuladora de agendas para igualdade racial. Durante a cerimônia de reinauguração, familiares de Sérgio – esposa Marli e a filha Quênia – participaram da homenagem.

A biblioteca Sérgio Alves Zacarias é totalmente dedicada à cultura afro-brasileira e conta com 361 livros, que estão disponíveis para consultas e pesquisas gratuitas. Os interessados podem acessar o acervo de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Além da biblioteca – que também pode ser utilizada para palestras – o Memorial conta com uma arena para apresentações diversas. Atualmente, o espaço está sob a coordenação de Renata Ferreira.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou que o espaço será voltado, principalmente, para a educação. Escolas municipais, estaduais e particulares podem visitar o Memorial Zumbi dos Palmares e ter acesso ao conteúdo literário.

Além de palestras que ressaltam o protagonismo africano e afro-brasileiro, o secretário acredita que através de ações educacionais é possível combater o preconceito racial.

“A reabertura da biblioteca do Memorial Zumbi dos Palmares é um grande passo para potencializar o Memorial e voltá-lo para a educação, através de livros especializados na cultura afro. Esse local é totalmente voltado para o protagonismo negro sendo um espaço de produção e divulgação da igualdade racial”, disse Anderson de Souza.

Durante a reinauguração, houve apresentação de capoeira com a mestra Arara, que contou com a participação de alunos e outros capoeiristas da região. A cerimônia de reinauguração da biblioteca ainda contou com integrantes do Conselho Municipal de Cultura e de Igualdade Racial, a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, o professor Alexandre Batista, integrantes do Clube Palmares, entre outros convidados.

Foto: Divulgação- Secom